Defensor do Deportivo Cali tem conversas com o Peixe, que ainda não bateu martelo sobre sua contratação.
Ainda “esquentando os motores” na janela de transferências, aberta desde o último dia 10 de julho, o Santos tem interesse no zagueiro colombiano Jefferson Díaz, do Deportivo Cali. O jogador de 23 anos é ainda um desconhecido para o futebol brasileiro, mas exigiria do Peixe certo investimento.
Jovem, Díaz tem quase 1,90m de altura e 88 jogos disputados na carreira profissional de 2020 para cá. Natural de San Andrés, pequena ilha colombiana no Caribe, o jogador viria inicialmente por emprestado ao Brasil para depois ser obrigatoriamente comprado pelo Alvinegro.
Para ter o atleta nesse molde de negociação, a tendência é que o Santos tenha que desembolsar um valor em torno de 800 mil dólares (cerca de R$ 4 milhões). Como seria apenas o quarto clube de sua carreira, o jogador é visto como uma aposta e exigiria, naturalmente, tempo de adaptação no Brasil.
Díaz é formado pelo Real Cartagena, com passagem pelo Valledupar. Ele foi comprado pelo Deportivo Cali no início do ano, em janeiro. São 12 jogos disputados em 2024, com o último em 31 de março.
Zagueiros em pauta
A questão dos zagueiros está em pauta no Santos. É tida como certa a venda de Joaquim nesta janela, sendo o Bahia e Botafogo os principais interessados neste momento, mas ainda não está descartada a saída também de João Basso.
Vendê-lo ao futebol europeu era desejo não só do atleta, mas também do Santos. Neste momento, porém, não há ofertas na mesa alvinegra. Neste cenário, há uma ala do clube que defende não ser necessário o investimento em uma aposta como Díaz com Basso no elenco.
A opção seria buscar um nome sem custos. Porém, se Basso for negociado, já é certo que a comissão técnica pedirá ao Santos a contratação de dois zagueiros, não apenas um, cenário que favoreceria a contratação de Díaz, cujo pagamento poderia ser feito com o mesmo dinheiro.
Na Colômbia, é dada já como certa pela imprensa a vinda de Jefferson Díaz ao Brasil. Os próximos dias serão determinantes para o desfecho da negociação.
Com informações do ge