Professores perdem 21% do tempo para manter a ordem em sala de aula, aponta pesquisa

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Professores perdem 21% do tempo para manter a ordem em sala de aula, aponta pesquisa - Foto: Reprodução

Estudo ainda demonstrou que 16% dos docentes brasileiros acham que a profissão afeta a saúde mental.


Uma pesquisa divulgada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostrou que o professor perde uma a cada cinco horas de aula para conseguir a atenção dos estudantes. O estudo, que compara a educação em 53 países, foi feito a partir de entrevistas com docentes e diretores, principalmente dos anos finais do ensino fundamental.

No Brasil, os professores perdem, em média, 21% do tempo para manter a ordem, enquanto a média dos países-membros é de 15%. Ainda segundo o levantamento, 16% dos docentes brasileiros afirmam que a profissão impacta negativamente na saúde mental.

O cenário, porém, pode mudar com a análise do período após a aplicação da lei que proíbe o celular em sala de aula, segundo Erik Anderson, professor especialista em legislação educacional.

“Pesquisas até mais recentes realizadas com mais de 3 mil pessoas, entre estudantes, professores e gestores escolares, já reconhecem uma melhora na atenção e na concentração em números até expressivos, que chegam até a 80% dos estudantes opinando favoravelmente em relação ao aumento da concentração e da capacidade de assimilação do conhecimento durante a aula, em razão da proibição do celular”, afirmou o especialista em entrevista ao Conexão Record News desta terça-feira (7).

Anderson ressalta, ainda assim, que os dados representam um alerta para a educação brasileira, já que 44% dos professores ouvidos pela pesquisa alegaram ter interrupção do aluno durante a aula, ante a média dos países da OCDE, que é de 18%.

Para contornar o problema, ele destaca a importância de uma colaboração coletiva de toda a sociedade, principalmente com uma reflexão feita pelos pais e responsáveis dentro de casa.

“O professor tem, sim, a sua responsabilidade de exercer autoridade em sala de aula, mas é preciso ter a colaboração de toda a sociedade, a família, a mídia, os próprios operadores da educação também apoiarem o professor para que aí nós tenhamos mais tempo líquido de sala de aula dedicado efetivamente ao aprendizado e não apenas ao controle da indisciplina”, finaliza.

Perguntas e Respostas

Qual é o principal achado da pesquisa divulgada pela OCDE sobre o tempo de aula dos professores?

A pesquisa revelou que os professores perdem, em média, 21% do tempo de aula para conseguir a atenção dos estudantes. Isso significa que a cada cinco horas de aula, uma hora é dedicada a manter a ordem na sala.

Como o Brasil se compara com outros países em relação ao tempo perdido em sala de aula?

No Brasil, a média de tempo perdido é de 21%, enquanto a média dos países membros da OCDE é de 15%.

Qual é a percepção dos professores brasileiros sobre o impacto da docência na saúde mental?

De acordo com o estudo, 16% dos professores brasileiros acreditam que a docência afeta negativamente sua saúde mental.

O que Erik Anderson, especialista em legislação educacional, diz sobre a proibição do celular em sala de aula?

Erik Anderson acredita que os números podem mudar, pois a pesquisa não considera o período após a aplicação da lei que proíbe o uso de celulares em sala de aula. Ele menciona que pesquisas mais recentes indicam uma melhora na atenção e concentração dos estudantes, com até 80% opinando favoravelmente sobre o aumento da capacidade de assimilar conhecimento durante as aulas.

Quais são os dados sobre interrupções feitas por alunos durante as aulas no Brasil?

A pesquisa revelou que 44% dos professores brasileiros relataram interrupções feitas por alunos durante as aulas, em comparação com a média de 18% nos países da OCDE.

Qual é a proposta de Erik Anderson para melhorar a situação nas salas de aula?

Anderson destaca a importância de uma colaboração coletiva de toda a sociedade, incluindo a reflexão dos pais e responsáveis. Ele enfatiza que a educação não é uma responsabilidade apenas dos docentes, mas requer o apoio de toda a comunidade para que os professores possam dedicar mais tempo ao aprendizado e menos ao controle da indisciplina.

*Com informações do R7