Pressionado, Carille vai completar 70 jogos pelo Santos 

320
Técnico Fábio Carille durante treino do Santos — Foto: Raul Baretta/Santos FC.

Em sua segunda passagem pelo clube, treinador terá duelo importante pela Série B do Brasileirão no próximo sábado, contra o Mirassol; desempenho geral mostra eficiência, mas sem brilho.


Fábio Carille está perto de alcançar a marca de 70 jogos no comando do Santos. Pressionado pela torcida, o treinador chegará ao número neste sábado, na Vila Viva Sorte, no importante duelo contra o Mirassol, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. 

Somando as duas passagens pelo Peixe, Carille soma 33 vitórias, 18 empates e 18 derrotas em 69 jogos, retrospecto que dá ao treinador um aproveitamento de 56,5%. 

Os números de Carille no Santos: 

  • Primeira passagem (2021 e 2022): 23 jogos, 8 vitórias, 8 empates e 7 derrotas, com 46,3% de aproveitamento
  • Passagem atual (2024): 46 jogos, 25 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, com 61,5% de aproveitamento

Os dois trabalhos têm como característica a eficiência quando se fala em objetivo, mas em ambos sem apresentar um futebol que agrade ao torcedor santista. 

Atualmente, o treinador tem sido alvo de críticas e cobranças, principalmente, após as partidas. Isso tem ocorrido mesmo em vitórias do Santos, como contra o Operário-PR, pela 29ª rodada da Série B. 

Em entrevista coletiva após a derrota contra o Goiás, o treinador buscou passar a imagem de que está tranquilo. Segundo ele, o clima que ele sente pelas ruas no dia a dia não é o mesmo que no estádio. 

Olhando somente os objetivos, Carille tem obtido sucesso. O Santos chegou à final do Campeonato Paulista, garantiu uma vaga na Copa do Brasil e segue firme na luta pelo acesso e pelo título da Série B. 

Contudo, o modo como o Peixe tem alcançado as suas metas, principalmente na Série B, tem irritado o torcedor. Entre os pontos que deixam os santistas insatisfeitos estão a dificuldade enfrentada pela equipe nas partidas, com pouca variedade tática e problemas na criação de jogadas que não dão ao Peixe a possibilidade de se impor. 

O desempenho é alvo de comparações com o futebol apresentado pelo time no estadual, quando conseguiu vencer Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Bragantino, todas equipes que estão na Série A do Brasileirão. 

No momento mais negativo do Peixe na temporada, após encerrar uma série de quatro derrotas seguidas na Série B, o treinador santista fez uma avaliação de que chegar na final do Paulistão não foi tão bom. 

Carille tem se apegado aos números para defender o trabalho. O Peixe tem um dos melhores ataque e defesa da Série B. Antes de perder para o Goiás, a equipe vinha de uma sequência de oito partidas sem derrota e tem a melhor campanha como visitante da competição. Mesmo assim, a sensação para o torcedor é que a equipe está devendo em campo. 

Em 2021, o treinador chegou ao Santos no início de setembro com a missão de evitar o rebaixamento no Brasileirão. Foram cinco jogos, incluindo uma eliminação na Copa do Brasil para o Athetico-PR, até vir a primeira vitória, contra o Grêmio. 

Naquele período, Carille mudou o esquema tático do Peixe, lançou uma formação com três zagueiros, improvisou Felipe Jonatan como volante, transformou Marcos Guilherme em ala e deu espaço para Marcos Leonardo no comando do ataque. O Peixe conseguiu vitórias importantes em casa e evitou o risco de queda com uma vitória sobre o Flamengo, no Maracanã. 

Na temporada seguinte, contudo, o treinador optou por voltar a um esquema com quatro jogadores de defesa e com três homens de frente, e o time não conseguiu engrenar no Campeonato Paulista. 

Mais ainda do que os resultados, o que incomodou a direção do Peixe à época foi a falta de evolução da equipe. Como admitido pelo próprio Carille, o time oscilava demais de um tempo para o outro. 

O fim da linha para o treinador naquele momento foi a derrota para o Mirassol, por 3 a 2. Naquele jogo, o Peixe chegou a terminar o primeiro tempo com um placar contrário de 3 a 0 e tentou uma reação na segunda etapa. 

*Com informações do ge

↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3