Palmeiras testa limite do elenco em defesa da liderança do Brasileirão 

360
Abel Ferreira e o elenco do Palmeiras na Academia — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Verdão terá sequência de três confrontos diretos: Corinthians, Flamengo e Fluminense.


Palmeiras vira a chave para uma sequência importante na luta pelo título Brasileirão depois da classificação às semifinais da Libertadores da América, em vitória nos pênaltis sobre o Atlético-MG. O Verdão vai defender a vantagem na liderança em jogos contra três rivais diretos.

Neste sábado (13.ago), o Verdão vai a Itaquera fazer o Dérbi contra o Corinthians. Será o confronto do primeiro contra o segundo colocado da competição nacional – são 45 pontos dos palmeirenses contra 39 pontos dos alvinegros após 21 rodadas. Depois, o Verdão pega o Flamengo e o Fluminense.

A utilização dos titulares no clássico, porém, será definida somente no sábado. Há preocupação com o desgaste do grupo depois de uma atuação contra o Atlético-MG com um jogador a menos desde o primeiro tempo do confronto válido pelas quartas de final da Libertadores. Na segunda etapa, os dez minutos finais foram com nove atletas em campo. 

Titular do Palmeiras contra o Atlético-MG, Zé Rafael vem de uma sequência de 12 partidas, sendo dez como titular. O meio-campista é o segundo atleta do elenco alviverde com mais jogos em 2022 (48 partidas), um atrás de Dudu. 

Para o camisa 8 do Verdão, a vaga na Libertadores pode representar um ganho emocional ao grupo comandado por Abel Ferreira. 

“A gente tem que se preparar e descansar porque a sequência é muito difícil. (Contra o Atlético) Era um jogo-chave para nós psicologicamente, porque com uma derrota nossa equipe ia ter uma queda mental que talvez pudesse nos atrapalhar no Brasileirão. Fomos felizes, fizemos uma grande partida e saímos classificados. Agora o corpo naturalmente consegue descansar melhor, recuperar, e a cabeça não fica tão pesada. Nossa equipe seguirá treinando, se recuperando e se preparando para uma sequência que a gente sabe que é difícil e que precisamos estar bem preparados”, afirmou Zé Rafael. 

Os palmeirenses que mais entraram em campo em 2022: 

  • Dudu: 49 jogos 
  • Zé Rafael: 48 jogos 
  • Weverton e Rony: 45 jogos 
  • Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa: 44 jogos 
  • Danilo e Wesley: 42 jogos 
  • Murilo: 41 jogos 

Depois do clássico paulista, os palmeirenses terão duas raras semanas livres entre jogos contra rivais cariocas. Sem compromissos pela Libertadores, Abel Ferreira terá tempo para preparar o elenco para outros dois confrontos contra adversários que também vão concorrer pelo título nacional. 

No domingo, dia 21, o duelo será no Allianz Parque, contra o Flamengo, uma semana antes da partida contra o Fluminense, no Maracanã. Depois, na semana do dia 30 de agosto, o Verdão inicia a disputa por uma vaga na final da Libertadores. 

Palmeiras vai abrir a 21ª rodada do Brasileirão na liderança, com 45 pontos. A tabela segue com Corinthians (39 pontos), Fluminense (38 pontos), Athletico-PR (37 pontos) e Flamengo (36 pontos). Com duas vitórias a mais e um saldo de 22 gols contra seis do segundo colocado, o Verdão conseguiu abrir praticamente duas rodadas de folga na competição nacional. 

Os três confrontos diretos vão encerrar a tabela palmeirense de agosto no Brasileiro. Depois, restarão 14 rodadas para serem disputadas: Red Bull Bragantino (fora), Juventude (casa), Santos (casa), Atlético-MG (fora), Botafogo (fora), Coritiba (casa), Atlético-GO (fora), São Paulo (casa), Avaí (casa), Athletico-PR (fora), Fortaleza (casa), Cuiabá (fora), América-MG (casa) e Internacional (fora). 

*Com informações do ge