Mirassol será o quinto novato da Série A na era dos pontos corridos 

69
Negueba comemora acesso do Mirassol — Foto: Pedro Zacchi/Ag. Paulistão

Apenas quatro times estrearam na elite nacional desde que o atual formato foi adotado em 2003.


O álbum da Série A do Brasileirão voltará a ter um time inédito estampado. O Mirassol será o quinto caçula a chegar à elite, em toda a era dos pontos corridos. O clube do interior paulista jogará a primeira divisão pela primeira vez em sua história, justamente no ano que completará seu centenário.

Até então, apenas quatro equipes haviam debutado na elite, desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em 2003. São eles: Brasiliense (que estreou na Série A em 2005), Ipatinga (2008), Grêmio Barueri (2009) e Cuiabá (2021). 

Entre eles, apenas o Dourado permanece na elite, mas corre sérios riscos de não conseguir se manter em 2024. Já Brasiliense e Ipatinga disputaram a última edição da Série D, mas não tiveram sucesso na missão de subir de divisão e brigarão para participar do quarto nível nacional em 2025. 

Enquanto os mineiros caíram ainda na primeira fase, a equipe da capital federal chegou às quartas de final, mas foi eliminada pelo Retrô, que seria o campeão. 

O Barueri (que mais tarde se tornou Grêmio Prudente) disputa apenas competições estaduais. 

Mirassol completará 100 anos em 2025, mas ganhou destaque em nível estadual apenas no fim da década de 2000. Também em 2020, o Leão subiu de divisão, mas a chegada à Série B se deu apenas dois anos mais tarde. O clube foi campeão na terceira e na quarta divisão. Na Série B 2024, sagrou-se vice-campeão. 

Em sua temporada de estreia na competição, o clube chegou perto do acesso sob o comando de Mozart, que também permanece no cargo até os dias de hoje. 

*Com informações do ge

↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3