Apenas quatro times estrearam na elite nacional desde que o atual formato foi adotado em 2003.
O álbum da Série A do Brasileirão voltará a ter um time inédito estampado. O Mirassol será o quinto caçula a chegar à elite, em toda a era dos pontos corridos. O clube do interior paulista jogará a primeira divisão pela primeira vez em sua história, justamente no ano que completará seu centenário.
Até então, apenas quatro equipes haviam debutado na elite, desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em 2003. São eles: Brasiliense (que estreou na Série A em 2005), Ipatinga (2008), Grêmio Barueri (2009) e Cuiabá (2021).
Entre eles, apenas o Dourado permanece na elite, mas corre sérios riscos de não conseguir se manter em 2024. Já Brasiliense e Ipatinga disputaram a última edição da Série D, mas não tiveram sucesso na missão de subir de divisão e brigarão para participar do quarto nível nacional em 2025.
Enquanto os mineiros caíram ainda na primeira fase, a equipe da capital federal chegou às quartas de final, mas foi eliminada pelo Retrô, que seria o campeão.
O Barueri (que mais tarde se tornou Grêmio Prudente) disputa apenas competições estaduais.
O Mirassol completará 100 anos em 2025, mas ganhou destaque em nível estadual apenas no fim da década de 2000. Também em 2020, o Leão subiu de divisão, mas a chegada à Série B se deu apenas dois anos mais tarde. O clube foi campeão na terceira e na quarta divisão. Na Série B 2024, sagrou-se vice-campeão.
Em sua temporada de estreia na competição, o clube chegou perto do acesso sob o comando de Mozart, que também permanece no cargo até os dias de hoje.
*Com informações do ge
↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3