Físico registra queda de meteoro durante Chuva Líridas em Sorocaba

1498

Imagem registrada por Marco Centurion, de 29 anos, mostra o momento em que o objeto celeste risca o céu. Flagrante foi feito durante um dos picos da Chuva Líridas.

________________________________________________________________________

Um físico e professor registrou a queda de um meteoro no interior de São Paulo. Marco Antonio Centurion Medeiros, de 29 anos, conseguiu flagrar o momento em que o objeto aparece no céu em Sorocaba/SP. 

O vídeo de três segundos mostra o momento em que o meteoro risca o céu, queimando com uma grande intensidade antes de desaparecer.

Marco faz parte da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e faz o monitoramento dos céus noturnos por meio de câmeras apontadas para uma direção fixa. A estação de Sorocaba é monitorada pelo Clube de Astronomia Centauri. 

O físico explicou que o meteoro foi registrado por volta das 3h da madrugada de quinta-feira (22). Segundo ele, há fortes evidências de que seja proveniente da chuva de meteoros Líridas, que teve um de seus picos justamente na mesma noite. 

Os meteoros Líridas são detritos deixados pela passagem do Cometa Thatcher, que passou pelo sistema solar pela última vez no século 19. A tempestade será visível até o dia 30 de abril e um pico ainda maior poderá ser visto neste domingo (25), segundo o Instituto Exoss Citizen Science.

Assista o vídeo:

*Com informações do g1