Apesar da derrota, Brasil garante vaga nas quartas de final do futebol feminino nas Olimpíadas 

472
Marta tenta dialogar com o juiz para não ser expulsa, mas em vão — Foto: Reuters

Derrota da Austrália para os EUA beneficia a seleção feminina, que avança como uma das melhores terceiras colocadas.


Depois de perder para a Espanha por 2 a 0 e terminar em terceiro lugar no Grupo C, a seleção brasileira feminina contou com a ajuda dos Estados Unidos para garantir classificação para as quartas de final das Olimpíadas de Paris-2024. Ameaça à vaga brasileira, a Austrália perdeu para as norte-americanas por 2 a 1 e ficou em terceiro, no Grupo B, com os mesmos três pontos do Brasil, mas saldo de gols pior. Outro resultado que beneficiou a seleção brasileira foi a goleada da Alemanha por 4 a 1 sobre Zâmbia. 

Classificam-se para as quartas de final as duas primeiras seleções de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas. O Brasil está garantido na próxima fase mesmo que seja superado pela terceira colocada do Grupo A. 

A seleção brasileira voltará a jogar sábado, em Nantes, contra a primeira colocada do Grupo A, que será concluído ainda nesta quarta-feira, com dois jogos: Nova Zelândia x França e Colômbia x Canadá. O Brasil não vai poder contar com a camisa 10 Marta, que foi expulsa após chutar a cabeça de jogadora da Espanha, e cumprirá suspensão nas quartas de final. 

Veja os confrontos das quartas de final já conhecidos (horário de Brasília):

  • 3/8, sábado, 10h – Estados Unidos x Japão
  • 3/8, sábado, 12h – Espanha x 3º do A ou 3º do B
  • 3/8, sábado, 14h – 2º do A x Alemanha
  • 3/8, sábado, 16h – 1º do A x BRASIL