Zubeldía diz que chance para base do São Paulo depende dos próprios jovens: “Precisam aproveitar” 

101
Luis Zubeldía em Náutico x São Paulo — Foto: Marlon Costa/AGIF

Treinador do Tricolor celebrou classificação às oitavas da Copa do Brasil e parabenizou elenco por jogar com “postura de Libertadores”


O São Paulo se classificou às oitavas de final da Copa do Brasil ao superar o Náutico por 2 a 1 (4 a 2 no agregado), nesta terça-feira, nos Aflitos. Após a partida, o técnico Luis Zubeldía concedeu entrevista coletiva e reforçou que a utilização da base do clube depende dos próprios jovens atletas, além de elogiar a postura de todo o elenco.

“Creio que os jovens têm a possibilidade, então eles precisam tomar a iniciativa. O espaço está aí. Eles têm de agarrar. Aqui, nenhum treinador de primeira divisão de futebol profissional vai dar nada. Muito menos em uma equipe grande como o São Paulo. A torcida não liga se são juvenis. Querem resultados imediatos. Todos têm de demonstrar constantemente e não em um jogo sim e outro não. A possibilidade está aí. Eles têm de assumir isso e aproveitar. Hoje o Rodriguinho aproveitou e fez um gol, agora tem de seguir buscando mais minutos”, frisou Zubeldía.

O argentino tentou explicar o método adotado pelo time tricolor na competição e comparou as partidas jogadas com atuações da equipe na Libertadores. Para o treinador, manter a mesma mentalidade ajuda no crescimento em todos os torneios.

“É difícil explicar isso. Copa do Brasil é o mesmo que a Libertadores. Aqui, neste tipo de torneio, ter 45 minutos ruins te complica. Então, hoje, na palestra, o que falamos foi: “sempre vamos jogar uma Copa”. Não há amanhã. Vamos fechar a série. Muitos falaram que era um resultado curto, e era, mas entendíamos que se jogássemos como jogamos a Libertadores poderíamos ter a chance e a possibilidade de classificar. Mentalmente, jogamos como se fosse a Libertadores, com o respeito que se merece”, disse.

Ferraresi foi expulso ainda no primeiro tempo da partida após entrada dura no adversário na intermediária. Luciano falou no intervalo e repreendeu o companheiro, assim como Zubeldía, que concluiu a coletiva revelando um pedido de desculpas do defensor e orientando os atletas a terem mais cuidado.

“Sobre o Ferraresi, são erros que não podemos cometer. Hoje foi uma falta evitável, fora de contexto. Tivemos a oportunidade de reviver um rival. E é isso que não podemos fazer. Já tínhamos feito um gol, mas demos vida a um time que já estava em situação difícil. Está arrependido, pediu perdão. Temos de ser muito conscientes de que esses erros não podemos mais cometer. A falta dele foi não interpretar o contexto. Foi expulso mais pelo contexto do que pela falta. Temos de tomar cuidado e sermos mais inteligentes. É isso que tenho para dizer”, finalizou.

O próximo compromisso do São Paulo será no sábado, às 18h30, contra o Mirassol no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. 

*Com informações do ge