Equipes questionam legalidade da peça, enquanto escuderia alemã garante ter respaldo técnico.
Em vez de algum artifício aerodinâmico ser a grande novidade na pré-temporada da Fórmula 1, desta vez é um volante a grande polêmica durante os testes da categoria, realizados nos últimos dias em Barcelona. A utilização da Mercedes de uma peça com um sistema diferente de regulagem causou polêmica entre as equipes e fez os dirigentes da escuderia alemã saírem em defesa da inovação.
A câmera onboard da transmissão mostrou o hexacampeão Lewis Hamilton movimentando o volante para frente e para trás durante as voltas. Nas retas, a peça ficava mais próxima ao piloto, que empurrava o volante de volta à direção original quando chegava nas curvas. Segundo o diretor técnico da Mercedes, James Allison, a inovação não fere o regulamento e foi batizada de DAS.
“O sistema introduz uma nova possibilidade de movimento ao volante. Não é uma novidade para a FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Temos trabalhado com eles a respeito desse sistema há algum tempo, e as regras sobre a direção são bastante claras, e estamos plenamente confiantes de que preenchemos todos os requisitos”, explicou Allisson.
Ainda não ficou claro o quanto o volante é decisivo para o rendimento do carro. As demais equipes da categoria suspeitam que a peça ajuda a manter os pneus mais aquecidos durante as retas, mas por não atuar como dispositivo aerodinâmico, não fere o regulamento técnico. A diretor da equipe garantiu que apesar da polêmica, o volante não é a única novidade trazida para 2020.
“Cada um dos novos carros que trazemos para a pista é decorado com a inovação. É que não são tão óbvias para vocês quanto um sistema independente e discreto como esse, que vocês podem vê-lo com seus próprios olhos”, disse. “Uma das coisas que me deu orgulho é fazer parte de uma equipe que não apenas transforma o carro a cada ano, mas está analisando como podemos aprender rápido o suficiente para trazer todas essas inovações para a pista”, completou.
Hamilton garantiu que o volante está dentro do regulamento e não afeta o estilo de pilotagem. “Estamos tentando entender e entender. Em termos de segurança, não houve problemas. A FIA está de acordo com o projeto. Para mim, é realmente encorajador ver que minha equipe continua inovando e ficando à frente do jogo”, comentou.