Unifev reúne profissionais e estudantes no XII Congresso Interdisciplinar da Saúde

382
Unifev reúne profissionais e estudantes no XII Congresso Interdisciplinar da Saúde - Foto: Reprodução

O evento uniu as Semanas Acadêmicas dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, promovendo a integração das áreas da saúde e a troca de conhecimentos.


A Unifev encerrou com grande sucesso o “XII Congresso Interdisciplinar da Saúde”, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de maio. O evento, que reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores da área da saúde, teve início com uma palestra realizada no Complexo Poliesportivo da Cidade Universitária. O convidado foi o Prof. Dr. Reinaldo Antônio de Carvalho, que abordou o tema “Saúde mental na vida profissional”.

A abertura do Congresso marcou o início das atividades das Semanas Acadêmicas dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Ao longo da semana, cada uma das graduações ofereceu uma programação específica para seus alunos, com a realização de palestras, workshops e minicursos sobre diversos temas.

A solenidade contou com a presença do reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, dos coordenadores do curso de Biomedicina e Farmácia, Prof. Dr. Roberto Carlos Grassi Malta; de Enfermagem, Profa. Ma. Rosana Duran; de Fisioterapia, Profa. Ma. Ana Paula Pelosi; e de Nutrição, Profa. Dra. Letícia Barufi Fernandes, além de docentes e alunos dos cursos.

Antes da palestra, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre setores importantes da Unifev. Representando a Comissão Própria de Avaliação (CPA) discorreu a Profa. Ma.Patrícia Maturana de Souza; sobre a Coordenação de Extensão, a Profa. Ma. Ana Paula Castilho Garcia Seraphim; e sobre o Núcleo de Responsabilidade Social, a coordenadora Profa. Ma. Vanessa Zeitune.

O reitor da Unifev exaltou a relevância do Congresso, que neste ano celebrou sua 12ª edição, para os cursos da área da Saúde. “Trata-se de evento multidisciplinar, com a união dos alunos de cursos diferentes, mas que tem o mesmo objetivo, a preocupação com o bem-estar das pessoas. Sendo oportunidade para assistirem a palestras enriquecedoras, exporem diferentes perspectivas e interagirem com colegas de diversas formações. Essa união entre os cursos gera um impacto positivo imenso na comunidade acadêmica, promovendo o aprendizado e a troca de experiências valiosas. O saldo final é muito positivo”.

O palestrante da noite de abertura, que é docente dos cursos de Saúde da Instituição, reforçou a importância do tema escolhido. “As pessoas entendem, quando abordamos a saúde mental, que estamos falando de um transtorno já instalado. E na verdade não. Falamos de todas as dimensões do ser humano e como elas influenciam nosso bem-estar mental. Somos moldados de acordo com nossas experiências, e é natural sentir diferentes emoções, como alegria e tristeza. O que devemos observar é se essas oscilações emocionais impactam nossas atividades diárias ou nossa capacidade de trabalho. É nesse ponto que devemos agir para preservar nossa saúde mental”, destacou Carvalho.

SEMANA ACADÊMICA

Dentro do XII Congresso Interdisciplinar da Saúde, cada curso realizou sua programação específica da Semana Acadêmica.

III – Ali Mente (Semana de Nutrição)

O curso de Nutrição realizou o “III – Ali Mente”, com palestras sobre os seguintes temas: Rotina do Nutricionista em uma rede de supermercado; Ética na Pesquisa; Rotina de Residência Saúde da Família; Desafios do Nutricionista após a Graduação; e Avaliação Antropométrica em Atletas.

Segundo a coordenadora, Profa. Dra. Letícia Barufi Fernandes, durante a Semana Acadêmica do curso, profissionais da área e egressos ministraram palestras abordando temas de interessa da área. “Foi um evento gratificante, principalmente para os alunos que puderam observar novas perspectivas da atuação do profissional de Nutrição”.

XXVII – Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia

O curso de Fisioterapia realizou a “XXVII – Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia”, com palestras sobre os seguintes temas: “Injetáveis – avanços profissionais, exercício profissional e legitimidade”; Ultrassonografia Cinesiológica para Fisioterapeutas”; e Ressonância Magnética aplicada a Coluna Vertebral.

A coordenadora, Profa. Ma. Ana Paula Pelosi, ressaltou que durante a Semana Acadêmica do curso, foram abordados assuntos que abrem novas perspectivas para os profissionais da fisioterapia. “Foram três temas muito relevantes, oferecendo aos estudantes as novidades em tratamentos ou reabilitações aos pacientes”.

XXV – Semana de Enfermagem

O curso de Enfermagem realizou a “XXV – Semana de Enfermagem”, com palestras sobre os seguintes temas: Atuação do enfermeiro no APH no atendimento ao trauma; Protocolos básicos para segurança do paciente; Neurofibromatose: conhecendo a doença e seus desafios; e Atuação da equipe de enfermagem na Terapia Nutricional.

A coordenadora, Profa. Ma. Rosana Aparecida Benetoli Duran, destacou que a Semana Acadêmica do curso, foi importante para oferecer conhecimento e aprimorar novas técnicas de atuação aos estudantes. “O objetivo foi trazer uma visão mais humanizada para a enfermagem. Além de trazer o conhecimento científico, foi uma forma de ter uma interação entre alunos, palestrantes e passar como é importante a humanização na área da saúde”.

XX – Simpósio de Biomedicina

O curso de Biomedicina realizou o “XX – Simpósio de Biomedicina”, com palestras sobre os seguintes temas: Perspectivas da Profissão Biomédica; Hematologia Forense; e Avanços na Toxicologia.

XX – SEFARM – Semana Farmacêutica de Votuporanga

O curso de Farmácia realizou a “XX – SEFARM – Semana Farmacêutica de Votuporanga”, com palestras sobre os seguintes temas: Explorando Horizontes: avanços da Farmácia Clínica; Inovação em Farmácia Hospitalar; O uso medicinal da Cannabis; e Atuação como farmacêutico na rede RaiaDrogasil.

Para o coordenador das graduações de Biomedicina e Farmácia, Prof. Dr. Roberto Malta, o ponto alto da Semana Acadêmica foi a integração. “Nossos alunos tiveram a oportunidade única de interagir com profissionais de destaque em suas áreas de atuação, tanto na Biomedicina quanto na Farmácia. Essa troca de experiências foi fundamental para o crescimento profissional e acadêmico dos estudantes”, encerrou.