Unidade de Coleta de Sangue necessita principalmente de doadores do tipo O negativo 

554

Todos os tipos de sangue são essenciais para manter estoque; unidade está em novo endereço.


A Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga, que está em novo endereço, segue em atendimento para receber doadores nesta quinta-feira (5), a partir das 8h até às 11h e no sábado (7), mediante agendamento prévio.

Devido ao período de quarentena causado pela pandemia da Covid-19, o número de doações reduziu muito e a unidade necessita principalmente de pessoas com sangue tipo O negativo, mas ressaltando que os demais tipos também são essenciais para assim manter um estoque com capacidade suficiente de armazenamento. Além das quintas-feiras no período da manhã e o primeiro sábado de cada mês, exceto aos feriados e com agendamento, o atendimento é realizado toda terça-feira, das 15h às 18h.

A doação de sangue é um ato voluntário e uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas pois, o sangue doado não é utilizado apenas em pacientes que sofreram acidentes ocasionando perda sanguínea, mas também em cirurgias de grande porte e transfusão para pacientes com doenças crônicas. 

Todos os profissionais que realizam o serviço de coleta já foram imunizados com a vacina contra a Covid-19 e o local também segue todas as normas de segurança, por meio da intensificação das medidas de higienização, além da disponibilização do álcool em gel 70% e utilização de máscaras faciais. 

Novo endereço

Doadores interessados podem comparecer na Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga, localizada na Avenida da Saudade, nº 2603, bairro Cidade Nova. 

O telefone é o (17) 3423-2986 ou whatsapp (17) 98116-7145, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. 

Doações

Para ser doador de sangue é preciso estar bem de saúde; ter idade entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), o homem deve pesar mais de 50kg e a mulher mais de 51kg. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos. 

Pela manhã, evitar jejum e se alimentar normalmente. Já no período da tarde, aguardar três horas após o almoço, caso esteja fazendo uso de algum medicamento, levar o nome do remédio. Pessoas com tatuagens também podem doar após um ano de realização do procedimento. 

O período de doação varia para homens, que podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres, três vezes e, em ambos os casos, com intervalo de três meses. 

Antes de doar sangue é importante dormir bem por pelo menos seis horas, evitar jejum e o uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, fazer refeições leves e não fumar uma hora antes. 

Covid-19

Para quem já foi infectado pelo novo Coronavírus é importante obedecer a algumas especificidades, variando de acordo com o medicamento tomado e o prazo.

– Casos positivos que fizeram tratamento com Azitromicina podem doar sangue 15 dias após ingerir o último comprimido.
– Casos positivos que realizaram tratamento com Hidroxicloroquina podem doar 60 dias após ingerir o último comprimido.
– Casos positivos que realizaram tratamento com Ivermectina podem doar sete dias após ingerir o último comprimido.

É importante lembrar que, mesmo diante destes protocolos, os casos são analisados individualmente no momento da triagem, podendo haver alterações na conduta. Pessoas que tiveram contato com casos positivos podem doar 15 dias após o final da quarentena estipulada na alta pelo médico.