Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga atenderá nesta semana sob agendamento 

204
Foto: Reprodução/Prefeitura de Votuporanga

Doações ocorrerão na terça e quinta-feira em horários diferentes; unidade necessita principalmente do tipo O negativo.


Nesta semana, as doações da Unidade de Coleta “Dr. Elcio Sanchez Estevez” de terça-feira (18) e quinta-feira (20) serão realizadas mediante agendamento prévio, assim como a primeira coleta que será realizada no dia 05 de fevereiro, que é o primeiro sábado do mês.

Os dias e horários de atendimento, tanto para o serviço de coleta de sangue quanto para interessados em realizar cadastro para doação de medula óssea, são todas terças-feiras, das 15h às 18h; às quintas, das 8h até às 11h; e também no primeiro sábado de cada mês, exceto feriados ou pontos facultativos, mediante agendamento prévio na unidade. O local segue as recomendações de prevenção à Covid-19, disponibilizando álcool em gel e exigência do uso obrigatório de máscara, tanto aos doadores quanto à equipe. 

A importância da doação é fundamental para que o sangue doado, além de ser utilizado em transfusões e cirurgias, por exemplo, também mantenha um estoque com capacidade suficiente de armazenamento para eventuais emergências por isso, todo tipo é essencial, e, nesse momento em especial, de pessoas que possuam tipagem ‘O negativo’ (O-); uma bolsa coletora pode salvar até quatro vidas. 

Doações
Interessados em doar devem ter entre 18 e 69 anos, sendo a primeira doação realizada antes dos 60 anos e menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, mulheres devem pesar mais de 50kg e os homens, mais de 51kg, além de estarem saudáveis e apresentarem nome de medicação, se for o caso. 

Doações realizadas no período da manhã não necessitam jejum, seguindo com alimentação normal e as que são feitas no período da tarde, após o almoço é recomendado esperar três horas. Também é importante ter um boa noite de sono de, no mínimo, seis horas; evitar jejum e ingestão de bebidas alcoólicas no prazo de 12 horas e também não fumar uma hora antes do serviço de coleta do sangue, além de refeições leves. 

Além disso, homens e mulheres possuem intervalos diferentes para realizarem a doação no prazo de 12 meses; doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes com intervalo mínimo de dois meses entre cada uma e as mulheres podem fazer a doação até três vezes, mas mantendo um período de três meses entre as doações. 

A unidade está localizada na Avenida da Saudade, Nº 2.603, bairro Cidade Nova e o telefone é (17) 3423-2986 ou WhatsApp (17) 9 8116-7145.