Objetivo é fomentar o esporte paralímpico através de capacitação a profissionais da área da Educação Física; inscrições gratuitas pela internet.
No mês comemorativo dos seus 86 anos de progresso, desenvolvimento e inclusão, a Prefeitura de Votuporanga promoverá, gratuitamente e com direito a certificado, o Programa de Desenvolvimento Paralímpico com o objetivo de fomentar o esporte paralímpico de base através de capacitação a profissionais da área da Educação Física. A parceria é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com o Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias Estaduais de Esportes e de Direitos da Pessoa com Deficiência.
O projeto ocorrerá de 15 a 18 de agosto no Ginásio Mario Covas e as inscrições podem ser feitas através do site https://paralimpico.com.br/ . O foco é direcionado a professores de Educação Física da rede pública, privada, entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de Educação Física e educadores que trabalham com práticas esportivas.
Durante os quatro dias, os alunos terão a oportunidade de receber a Capacitação Técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nas modalidades de Atletismo, Futebol de 5 (cegos), Tênis de Mesa, Natação, Bocha, Ciclismo e Vôlei Sentado. As aulas práticas contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades esportivas individuais e coletivas.
O Ginásio Mario Covas está localizado na Rua Sebastião Lima Braga, nº 3.010, no bairro Pozzobon e o telefone para mais informações é o (17) 3421-9650.
“Todos conhecem o lema do corpo são, mente sã, e quando o esporte trabalha isso, principalmente para causas inclusivas, os resultados são muito satisfatórios. Aqui na nossa cidade a Secretaria de Esportes e Lazer desenvolve um projeto de natação voltado ao público do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e essa capacitação que vamos promover, servirá para agregar ainda mais os conhecimentos e técnicas dos nossos profissionais e de outros da área esportiva”, destaca o secretário de Esportes e Lazer, Marcello Stringari.
O Projeto
Criado em 2021, o Programa de Desenvolvimento Paralímpico é a base estrutural para o paradesporto, se estendendo por todo Estado de São Paulo em conjunto com profissionais da área esportiva oportunizando aptidões teóricas e práticas com o intuito de fomentar o esporte Paralímpico.
Até o momento, foram capacitados mais de 5 mil participantes em mais de 55 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Já em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e passará por 28 cidades.