
Parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico formou “empretecos” e impulsionou o ambiente de negócios local.
O Sebrae-SP encerrou na última sexta-feira (24.out) mais uma edição do Empretec, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O seminário, considerado um dos principais programas de estímulo ao empreendedorismo do mundo, movimentou R$ 50 mil em negócios durante sua realização, resultado das atividades práticas realizadas pelos participantes.
Ao longo do seminário, as equipes vivenciaram na prática os desafios da gestão e tomada de decisão. Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, o Empretec busca desenvolver o comportamento empreendedor por meio de imersões intensivas e dinâmicas de simulação de negócios.
A metodologia, reconhecida por sua intensidade, estimula competências como planejamento, persistência, identificação de oportunidades e capacidade de negociação, habilidades essenciais para quem busca crescer no mercado competitivo atual.
O investimento para a realização do seminário foi custeado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em uma ação conjunta para fortalecer o ecossistema empresarial do município. O seminário foi dividido em duas etapas. A primeira, realizada de 15 a 18 de outubro, ocorreu de forma remota, introduzindo conceitos e metodologias.
Já a segunda fase, presencial, foi realizada entre 20 e 24 de outubro, com carga horária das 8h às 18h, reunindo empresários e futuros empreendedores em uma imersão prática e transformadora.
“O Empretec é uma oportunidade única para fortalecer o empreendedorismo em Votuporanga. Com essa parceria com o Sebrae, oferecemos aos participantes ferramentas práticas para inovar, melhorar seus resultados e contribuir para o desenvolvimento econômico do município, gerando negócios mais fortes e competitivos”, disse José Nelson Chino Bolotário, secretário do Desenvolvimento Econômico de Votuporanga.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP em Votuporanga, Jorge Zanetti, a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico reforça o compromisso do município com a qualificação empreendedora. “Programas como o Empretec têm um impacto direto na economia local, pois formam empreendedores mais preparados para enfrentar desafios, inovar e gerar emprego e renda”, destacou Zanetti.
Com o encerramento da edição, os participantes receberam certificação e passaram a integrar a rede de empretecos, comunidade de egressos reconhecida pelo perfil dinâmico, inovador e pela visão estratégica dos negócios.




