Técnico teve semana com foco em finalizações e bolas paradas, mas viu Peixe repetir erros defensivos; diretoria tenta a contratação de mais um zagueiro.
O sistema defensivo não é um problema novo para o Santos. Nesta temporada, o Peixe sofreu mais gols do que marcou. Em 39 partidas, são 45 tomados contra 41 feitos. Porém, o desempenho da equipe piorou nas últimas partidas sob o comando do técnico Paulo Turra.
Somando as últimas três partidas, todas pelo Campeonato Brasileiro, o Santos sofreu dez gols. Mesmo no duelo contra o Goiás, quando chegou a abrir uma vantagem de 3 a 1, o time não conseguiu sustentar o placar e permitiu o empate, sendo beneficiado depois por um pênalti no fim do segundo tempo.
Durante a última semana, o comandante do Peixe teve como foco, além da parte tática, as finalizações e as bolas paradas. Este último ponto foi analisado pelo próprio Turra como o “calcanhar de Aquiles” do elenco do Santos.
Porém, a goleada sofrida contra o São Paulo, equipe que vem em um bom momento e com um trabalho consolidado do técnico Dorival Júnior, expôs problemas que vão além da bola parada defensiva.
A defesa santista foi permissiva frente ao ataque do rival. Não foram poucas as oportunidades em que os jogadores adversários tocavam a bola com liberdade e trabalhavam no campo ofensivo, quase dentro da área de João Paulo.
Seja pelas laterais ou na faixa central do gramado, Luciano, Michel Araújo e Juan tiveram espaço para criar e municiar Calleri, que marcou dois gols após uma seca de seis partidas.
Técnico do Santos no clássico, o auxiliar Felipe Endres enxergou o time com uma atitude passiva, sem a competitividade exigida tanto por Paulo Turra desde que chegou ao clube. O próprio Endres falou sobre a necessidade de rever pontos do trabalho.
Enquanto o treinador santista trabalha a questão do campo, a diretoria tem buscado reforçar o elenco. Turra já falou sobre a necessidade de aumentar o sarrafo do elenco na temporada.
O lateral-esquerdo Dodô e o volante Jean Lucas já foram anunciados. Para o setor defensivo, o Peixe busca a contratação do zagueiro João Bossa, que está no Arouca, de Portugal.
*Com informações do ge