Goleiro estava sem espaço por causa da titularidade absoluta de João Paulo e já tinha recebido propostas de compra.
O Santos emprestou o goleiro John ao Internacional até o fim de 2023. O Colorado pagará o valor total dos salários do jogador e ainda comprou 15% dos direitos econômicos dele por R$ 1,4 milhão.
O empréstimo de John ao Internacional tem, também, preço de compra fixado ao fim do contrato – o valor é mantido em sigilo. Para ser liberado, o goleiro ainda cedeu 30% de seus direitos econômicos ao Santos e ainda renovou seu contrato até dezembro de 2025.
O Internacional demonstrou interesse em John nas últimas semanas. O jogador, sem espaço diante da titularidade absoluta de João Paulo, já conversava com a diretoria do Santos desde setembro sobre a vontade de ser mais utilizado ou negociado.
John é visto como um jogador importante no Santos, apesar da falta de espaço para jogar. Com 26 anos e 1,96m, o goleiro tem contrato até o fim de 2024 e já despertou interesse de outras equipes, do Brasil e da Europa.
Recentemente, o São Paulo fez duas investidas para tentar comprar John, mas não obteve sucesso. O Santos recusou as duas propostas e não demonstrou interesse em negociar o goleiro definitivamente.
O Internacional, por outro lado, fez uma proposta de empréstimo ao Santos, o que facilitou a possibilidade de o negócio avançar.
Titular durante parte da Libertadores de 2020, John sofreu com lesões e viu o concorrente João Paulo ganhar espaço nas duas últimas temporadas. Em 2021 e 2022, o goleiro revelado nas categorias de base do Santos jogou só 11 e duas partidas, respectivamente.