Região de Votuporanga bate recorde de frio no ano 

204
Região de Votuporanga bate recorde de frio no ano – Foto: Reprodução

A cidade das brisas suaves registrou 3,8ºC, entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (25), mas o destaque ficou para Dirce Reis e Santa Salete que registraram 0,2ºC.


Esta quarta-feira (25.jun), amanheceu gelada na maior parte das cidades da região de Votuporanga/SP. Enquanto a cidade das brisas suaves registrou 3,8ºC, os municípios vizinhos registraram recorde de temperatura entre a madrugada e a manhã desta quarta, com destaque para as Dirce Reis e Santa Salete que registraram 0,2°C.

Já com temperaturas mais altas, Monte Aprazível registrou 1ºC, seguido por Estrela d’Oeste (1,9ºC), Aparecida d’Oeste (2ºC), Pindorama (2,3ºC), Indiaporã (2,8ºC), Cardoso (3ºC), Nhandeara (3,8ºC), Nova Granada (4,1ºC) e Paulo de Faria (4,5ºC), Mirassol (5ºC), São José do Rio Preto (5,6ºC), Santa Fé do Sul (5,4ºC) e Fernandópolis (7,3ºC).

O frio gerou brincadeiras nas redes sociais, como por exemplo, uma montagem em que a Catedral votuporanguense aparece coberta por neve. Tirando os memes, quase todas as estações meteorológicas do Estado de São Paulo amanheceram com temperaturas menores do que as registradas em Oymyakon e Yakutsk, na Rússia. Essas cidades, na Sibéria, são consideradas as áreas populadas mais frias do mundo, embora estejam atualmente no verão e registraram nesta quarta-feira, mínimas de 11ºC e 14ºC, respectivamente.

Em entrevista, o meteorologista do Climatempo Guilherme Borges afirma que esse cenário favorece a perda de calor durante a noite, o que explica as madrugadas frias, enquanto as tardes ainda registram temperaturas elevadas: “Esse começo de inverno vai ter cara de inverno, diferente dos últimos anos. Vamos ter temperaturas mais baixas, principalmente nas primeiras horas do dia, e pouca ou nenhuma chuva nos próximos dias”, explica Borges.

Conforme a previsão, o frio tende a se intensificar no fim de junho e começo de julho, com a chegada de uma massa de ar polar que pode derrubar ainda mais as temperaturas, inclusive abaixo da média para o período em algumas cidades.

Por conta da baixa umidade do ar, o alerta para as queimadas se intensifica nesse período do ano.