Pássaros estavam em gaiolas individuais sem autorização do órgão competente, em Votuporanga/SP; indivíduo foi multado em R$ 6,5 mil.
A Polícia Militar Ambiental resgatou 13 aves silvestres que eram mantidas irregularmente em cativeiro em uma residência, em Votuporanga/SP, nesta terça-feira (15.mar). Indivíduo foi multado em R$ 6,5 mil por “ter em cativeiro, espécimes da fauna silvestre sem autorização da autoridade competente”.
De acordo com apurado, policiais militares ambientais realizavam patrulhamento em decorrência da operação Paz e Proteção, quando avistaram uma gaiola pendurada na varando de uma casa; no local, o morador permitiu a entrada dos agentes e informou que havia adquirido os pássaros recentemente, de um conhecido.
Questionado, o homem explicou não possuir autorização para criação em cativeiro por parte do órgão competente, o que foi constatado pelos policiais, já que as aves não possuíam anilhas.
Diante dos fatos, as aves foram examinadas por médico veterinário que atestou o estado bravio, sendo reintegradas no habitat.