Para aprofundar seus conhecimentos, estudantes da Unifev conheceram a Piscicultura Jamel, em Paranaíba/MS, onde aprenderam sobre a criação intensiva de peixes.
No último sábado (22.mar), os alunos do terceiro período do curso de Medicina Veterinária da Unifev participaram de uma visita técnica à Piscicultura Jamel, localizada em Paranaíba/MS. O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender, na prática, sobre a criação, manejo e sanidade de peixes em sistemas de produção aquícola.
Durante a visita, sob a orientação do Prof. Dr. Odair Scatolin Rossafa Garcia, os universitários puderam acompanhar de perto as fases de crescimento e engorda dos peixes. Além disso, puderam compreender os desafios relacionados à nutrição, bem-estar animal e controle de doenças, ao mesmo tempo que observaram o funcionamento da cadeia produtiva como um todo. “O intuito foi proporcionar aos alunos uma vivência real do dia a dia de um grande piscicultor, desde a seleção dos alevinos até às etapas finais de engorda e acabamento, com foco na produção sustentável de proteína de qualidade”, completou Garcia.
Segundo o docente, também foi observada a importância da sanidade no cultivo de peixes, que engloba a proteção da saúde e a qualidade do pescado. “Eles vivenciaram a preocupação dos produtores com o surgimento de novos parasitas que podem prejudicar a produção, assim como aprenderam estratégias de prevenção e profilaxia”, completou.
A coordenadora do curso, Profa. Ma. Luciana de Campos Pinto, considerou a atividade como uma oportunidade ímpar para a integração do conhecimento teórico com a aplicação em campo. “A experiência proporcionou um aprendizado abrangente sobre piscicultura, desde os sistemas de criação, como tanques escavados, viveiros e recirculação, até os processos de alimentação, monitoramento da água e biometria para avaliação do crescimento dos peixes. Isso ampliou o conhecimento dos participantes e revelou mais uma área de atuação para os profissionais da Medicina Veterinária”, concluiu.