Palmeiras precisa da ajuda do rival São Paulo para avançar às quartas do Paulistão 

220
Abel Ferreira durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco

Verdão não depende mais das próprias forças pela classificação ao mata-mata do estadual.


Palmeiras pode depender de um de seus maiores rivais para se classificar às quartas de final do Campeonato Paulista em duas ocasiões. Isso porque o São Paulo disputará os últimos dois jogos da fase de grupos justamente contra as equipes que brigam pela vaga com o Verdão.

Na próxima quarta-feira, às 21h35, no Morumbis, o São Paulo enfrenta a Ponte Preta, vice-líder do Grupo D, enquanto na última rodada o adversário é o São Bernardo, líder da chave.

Após empatar no clássico no último domingo, o Palmeiras chegou aos 17 pontos e, como a Ponte Preta também empatou na rodada, a distância seguiu em dois pontos. O São Bernardo soma 22. Portanto, para o Verdão alcançar a segunda posição na próxima rodada precisará da ajuda do rival.

Caso o São Paulo ganhe ou ao menos empate com o time de Campinas, e o Palmeiras vença seu duelo, na quinta-feira, às 19h30, contra o Botafogo-SP, o Verdão assume a segunda colocação.

Para se classificar neste cenário, portanto, só precisaria de uma vitória contra o Mirassol, fora de casa, na última rodada, para assegurar a vaga. Voltaria, então, a depender das próprias forças.

E se o São Paulo perder? 

Caso o São Paulo perca na quarta, o Palmeiras precisa obrigatoriamente vencer o Botafogo-SP para manter os dois pontos de diferença para a Ponte Preta e levar a definição para a última rodada. 

Neste cenário, o Verdão teria que vencer seu último jogo e contar com ao menos um empate da Ponte Preta diante do Bragantino. 

Mas também há o cenário em que o Palmeiras dependa novamente do São Paulo na última rodada. 

Caso o rival seja derrotado na quarta-feira, e o São Bernardo também seja derrotado pela Portuguesa, na quinta, o Verdão precisará torcer por uma ajuda do Tricolor na última rodada – caso vença seu jogo contra o Botafogo-SP. 

Isso porque o time do Morumbis encara o próprio São Bernardo, no próximo dia 23, no estádio Primeiro de Maio. Nessa configuração, o Palmeiras chegaria à rodada decisiva com 20 pontos contra 22 do Bernô. 

Como tem duas vitórias a mais que o Verdão, o São Bernardo precisaria de somente um empate com o São Paulo para avançar e eliminar o atual tricampeão paulista. 

Veja os cenários para o Palmeiras se classificar:

  • Caso o Palmeiras vença os dois jogos: precisa contar com ao menos um tropeço da Ponte Preta ou duas derrotas do São Bernardo.
  • Caso o Palmeiras vença um jogo e empate outro: o Verdão chegaria a 21 pontos. A Ponte Preta poderia somar no máximo dois pontos nos seus dois jogos (dois empates);
  • Caso Palmeiras e Ponte Preta vençam seus dois jogos: os dois chegariam aos 23; o São Bernardo precisa perder os dois jogos (Portuguesa e São Paulo), perdendo assim vaga;
  • Caso o Palmeiras vença um e perca outro: o Verdão chegaria a 20 pontos; a Ponte só poderia somar um ponto em dois jogos.

*Com informações do ge