Palmeiras define duas renovações, busca reforços e desenha saídas no elenco para 2026 

20
Abel Ferreira e Leila Pereira durante treino do Palmeiras no Allianz Parque — Foto: Cesar Greco

Alviverde anunciou permanência de Abel Ferreira por mais dois anos, formalizou ao Atlético-MG a efetivação da compra de Fuchs e prevê mudanças no caso de reforços que não se adaptaram.


Passada uma semana desde o término do Brasileirão, duas de cinco pendências do Palmeiras para 2026 foram definidas: a renovação de Abel Ferreira, assinada até o fim de 2027, e a formalização ao Atlético-MG da compra dos direitos de Bruno Fuchs. Outros três temas, porém, seguem em aberto à medida que o clube busca reforços e desenha saídas para 2026. 

Em relação às chegadas, depois de investir quase R$ 700 milhões em reforços ao longo de 2025, o movimento para 2026 será pontual. Algo reforçado por Abel Ferreira após sua renovação de contrato. 

“Quando falamos em termos de elenco, não vai haver uma alteração tão significativa, são ajustes pontuais”, disse o treinador. 

Possível que o clube busque opções ao menos para a função de primeiro volante, que terminou a temporada com o zagueiro Fuchs improvisado na posição, e as pontas do ataque. 

Há ainda uma renovação a definir, no caso do goleiro Marcelo Lomba, único em fim de contrato em dezembro de 2025. Ele terminou o ano como terceira opção, atrás de Carlos Miguel e Weverton, mas o Palmeiras o ofereceu uma renovação de contrato, aguardando agora a resposta do atleta. 

Ao mesmo tempo, o Palmeiras administra saídas do elenco nesta virada de ano. 

A começar pelos três emprestados, que não devem fazer parte do grupo para 2026. Casos de Vitinho, no Novorizontino, Rômulo, que volta do Ceará, e Caio Paulista, que estava no Atlético-MG. O Galo, por exemplo, já informou ao Verdão que não exercerá a opção de compra do lateral prevista em contrato. 

Mas essa lista ainda cresce. Há atletas que fizeram parte do elenco em 2025 que, por dificuldade de adaptação, devem ser negociados pelo Palmeiras para 2026. 

Os nomes ainda não foram revelados. Considerando somente os recém-chegados na reformulação do plantel, porém, Lucas Evangelista, que está tratando de lesão, e os outros seis titulares da escalação na final da Libertadores são vistos por Abel como uma base de time para a próxima temporada, casos de Carlos Miguel, Khellven, Fuchs, Andreas e Vitor Roque, que chegaram neste ano, além do prata da casa Allan, efetivado no profissional em 2025. 

Estão inclusos ainda nesta lista os atacantes Facundo Torres e Ramón Sosa. Apesar de terem fechado o ano em baixa, com menos oportunidades, eles seguem nos planos do técnico, que reforçou confiança e busca consistência na dupla para 2026. 

A janela de transferências para formalização de documentações só começa no dia 5 de janeiro (e seguirá aberta até 3 de março), mas é possível acertar movimentações antes disso, como fez com Paulinho e Facundo Torres no fim de 2024. 

*Com informações do ge