Atacante é responsável por 40% dos gols do Peixe no Brasileirão, competição da qual é vice-artilheiro; depois de quase sair, camisa 9 será vital para salvar time do rebaixamento.
Após oito rodadas, o Santos deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao vencer o Vasco por 4 a 1, no último domingo. A goleada e os tropeços de Bahia e Goiás levaram o Peixe à 15ª colocação, com 27 pontos. E o grande responsável pela evolução santista é o jovem atacante Marcos Leonardo.
O camisa 9 tem tido papel decisivo no processo de recuperação do Santos no Brasileirão. Com 11 gols, ele assumiu a vice artilharia da competição, somente atrás de Tiquinho Soares, do Botafogo, que balançou as redes 14 vezes.
Marcos Leonardo foi responsável, até o momento, por 40% dos gols do Santos no Campeonato Brasileiro. Numa temporada em que o ataque santista tem tido baixo aproveitamento, melhor apenas que Inter, Goiás, Cuiabá e Cruzeiro, o camisa 9 vem fazendo a diferença.
E o melhor momento de Marcos Leonardo na temporada do Santos – talvez em toda a sua passagem pelo profissional – começou justamente depois do período mais conturbado possível. O garoto recebeu uma proposta da Roma, da Itália, e queria sair. O Peixe, lutando contra o rebaixamento, não aceitou vendê-lo.
Enquanto demonstrava internamente o desejo de sair, Marcos Leonardo ainda viu o Santos negociar o garoto Deivid Washington, de apenas 17 anos, com o Chelsea, da Inglaterra. Em meio ao impasse, o camisa 9 passou uma semana realizando só trabalhos na academia do CT Rei Pelé. Com isso, ele chegou a nem ser relacionado para o jogo contra o Fortaleza.
Já com a permanência decretada, Marcos Leonardo mostrou que o Santos estava certo em não vendê-lo. Desde o último jogo em que não fez gols, em junho, Marcos Leonardo disputou 12 partidas e marcou 10 vezes pelo Peixe.
A ótima fase fez a equipe agora comandada pelo técnico Marcelo Fernandes conseguir escapar, pelo menos momentaneamente, da zona de rebaixamento.
Agora, Marcos Leonardo está próximo de alcançar sua melhor temporada pelo Santos. São 19 gols em 37 jogos em 2023, uma média de um gol a cada duas partidas. No ano passado, o camisa 9 marcou 21 gols em 57 partidas.
Com 52 gols em 155 partidas, Marcos Leonardo ocupa a oitava colocação entre os maiores artilheiros do Santos neste século. Ele está a dois gols de empatar com Deivid, que está na sétima posição. Neymar lidera a lista, com 138 gols.
*Com informações do ge