Votuporanga soma 9 mortes e mais de 5,6 mil casos da doença, liderando o ranking de óbitos no noroeste paulista. Moradores serão visitados das 7h às 13h; Vigilância Ambiental reforça a importância da população em receber os agentes em suas casas.
A luta contra a Dengue é um exercício diário e de todos, em mais uma ação preventiva contra a doença, os moradores da região do bairro Colinas, serão visitados neste sábado (22.jun), das 7h às 13h, pelos agentes de saúde da Prefeitura de Votuporanga, no mutirão realizado pela Vigilância Ambiental da Secretária da Saúde.
O trabalho consiste em ações de orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti intensificando as atividades nas áreas com maiores incidências da doença.
A ação consiste em fortalecer as demais medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo principal de eliminação do mosquito transmissor das arboviroses que além da Dengue, incluem também Zika e Chikungunya. Vigilância Ambiental reforça mais uma vez a importância da população em receber os agentes em suas casas.
De acordo com a Vigilância Ambiental, as áreas são escolhidas por se tratar de locais com maior adensamento de casos da doença.
Em 2024, Votuporanga acumula 9 mortes e mais de 5,6 mil casos da doença, enquanto outros 3.146 estão em investigação; além disso, 11 casos de dengue sorotipo 3 foram registrados, desde o reaparecimento da variante no ano passado. Município também contabiliza 11 casos de Chikungunya.
Prevenção
Além da prevenção realizada durante o ano todo pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas, manter os cuidados permanentemente em seus domicílios e também receber a visita dos agentes em seus domicílios. O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população, e não deve ser cessado.
A Vigilância Ambiental orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.