AMA, comandada por SAF com Neymar pai e Emerson Sheik, vence por 1 a 0 no tempo normal e leva a melhor 4 a 3 nas cobranças. Azulão poderá escolher entre a Série D ou a Copa do Brasil em 2025, a vaga restante fica com o Votuporanguense.
O Monte Azul conquistou o título da Copa Paulista pela primeira vez na história ao superar o Votuporanguense nos pênaltis (4 a 3), neste sábado, no estádio Maião em Mirassol. Depois de perder a ida por 1 a 0, o Azulão venceu no tempo normal pelo mesmo placar, com gol de Vitinho no primeiro tempo. Já nas cobranças, enquanto o CAV errou duas, o Monte Azul desperdiçou apenas uma e faturou a taça.
Na galeria
É o quarto título do Monte Azul na história, quebrando um jejum de 15 anos sem gritar “é campeão”. Anteriormente, o clube já tinha conquistado duas vezes a quarta divisão do Campeonato Paulista e uma vez a Série A2. O CAV, por sua vez, buscava a segunda taça da Copa Paulista, já que conquistou o torneio em 2018.
Partiu, Série D!
Com o título, o Monte Azul poderá escolher entre a Série D ou a Copa do Brasil em 2025. Os dois clubes já tinham sinalizado o desejo de disputar a quarta divisão nacional. Será a primeira vez na história do AMA, agora comandado pela SAF com Neymar pai e Emerson Sheik, em uma competição nacional. O CAV, por sua vez, ficará com a vaga para a Copa do Brasil.
O primeiro tempo
O Votuporanguense começou controlando as ações e ditando o ritmo do jogo. Chegava com certa frequência à área do Monte Azul e levou perigo logo no minuto inicial, quando Zanella defendeu cabeçada. O jogo ficou um pouco mais equilibrado a partir da parada para hidratação, e logo na sequência Vitinho aproveitou rebote para abrir o placar ao Monte Azul, aos 31 minutos, praticamente na primeira finalização da equipe. O CAV sentiu o golpe e só conseguiu assustar nos acréscimos, em batida de Frank que Zenalla defendeu com a perna.
O segundo tempo
A segunda etapa começou amarrada, com o Votuporanguense com mais posse de bola, mas sem conseguir chegar ao gol adversário. Os principais lances ficaram para a reta final. O Monte Azul teve uma chance clara com Wesley, que saiu na cara do gol, tirou do goleiro, mas viu Léo Paraíso se recuperar e aparecer para afastar o perigo. Já do lado do Votuporanguense, Wendel Júnior teve a chance de empatar aos 47, mas parou em Zanella, na entrada da pequena área. Com o resultado, a decisão acabou indo mesmo para os pênaltis.
Pênaltis
Nas penalidades, o Votuporanguense desperdiçou duas: Wendel Júnior mandou para fora e Gabriel Moysés parou em Zanella. O Monte Azul foi mais eficiente, viu apenas Andrey parar na trave e conquistou o título na cobrança derradeira, com Pedrinho.
2025 é logo ali!
A decisão desta tarde marca o fim da temporada 2024 para as duas equipes. Tanto o Votuporanguense quanto o Monte Azul voltam a atuar agora somente no próximo ano, mas com papéis invertidos. Enquanto o CAV obteve um acesso e vai jogar a Série A2 do Campeonato Paulista, o Azulão foi rebaixado à Série A3.
*Com informações do ge
↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3