Maior ídolo da história da Votuporanguense, Fifi morre aos 83 anos

1225

Francisco Santana, vivia no Lar São Vicente de Paulo. Município decreta três dias de luto oficial.


A manhã desta segunda-feira, 2 de agosto, trouxe por meio de publicação do prefeito Jorge Seba (PSDB) em uma rede social, a notícia do falecimento de Francisco Santana, aos 83 anos – o Fifi, o maior ídolo da história da Associação Atlética Votuporanguense, que marcou o esporte e Votuporanga/SP através do talento dentro e fora dos gramados.

Fifi, chegou morar por alguns anos no antigo Estádio Plínio Marin; depois, passou residir sozinho na cidade e após algumas dificuldades passou a viver sob os cuidados do Lar São Vicente de Paulo.  

Em sua publicação, Jorge Seba lamentou a morte de Fifi e afirmou que decretará três dias de luto oficial. Por fim, o prefeito desejou “força e fé para a família e os amigos”. 

As informações sobre velório e sepultamento ainda não foram definidas. 

Fifi – ídolo alvinegro

Considerado o maior jogador da história do Associação Atlética Votuporanguense, o ex-meia Fifi nasceu em novembro de 1936, em Campinas/SP e desde criança carregava o sonho de jogar futebol.  

Fifi se deparou com a primeira oportunidade de ingressar no meio, na categoria de base infantil, juvenil e posteriormente profissional do Guarani Futebol Clube. 

Considerado uma joia do esporte, em uma época longínqua e diferente no trato ao atleta, aos 17 anos, Fifi se tomou o primeiro jogador do Bugre a ser convocado para uma vaga na Seleção Brasileira, em promoção para participar do Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-19, em 1954. A competição aconteceu em Caracas, na Venezuela. E saiu como vice-campeão, já que o Uruguai levou o torneio para Montevidéu.  

Ao longo da trajetória, Fifi se destacou com a camiseta de grandes clubes como: Fluminense, XV de Piracicaba e a própria Votuporanguense, onde chegou por meio do convite do Frei Benjamim, que era de Piracicaba e o viu jogando contra a Alvinegra; além do Frei, o empresário Nasser Marão encabeçava o convite que traria de vez o atleta para Votuporanga. 

Ao final de sua trajetória dentro do campo, Fifi continuou vivendo o futebol e a morar no até então Estádio Municipal do Plínio Marin; após a demolição, acabou se mudando para uma casa nas proximidades, porém, com saúde debilitada e uma situação tumultuada acabou fazendo com que o ex-craque fosse socorrido e medicado algumas vezes, até passar a viver sob os cuidados de abrigos da cidade. 

Fifi é considerado a maior referência do futebol local, sendo pauta de grande imprensa e até de trabalhos universitários, com os quais sempre atendeu com seu jeito simples e moderado. 

Clube Atlético Votuporanguense

O Clube Atlético Votuporanguense manifestou nas redes sociais que “É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do nosso maior ídolo Fifi, de 83 anos, na manhã desta segunda-feira (2). Francisco Santana, foi atleta da antiga Associação Atlética Votuporanguense na década dos anos 60. Seremos eternamente gratos por ter levado o nome da Votuporanguense para todo o Estado de São Paulo e ter honrado o manto alvinegro. Que você continue guiando nossos corações Alvinegros aí de cima.”