Lei aprovada na Câmara em 2022 estabelece o “Abril Laranja” 

518
Chandelly é o autor da Lei Nº 6877, aprovada em 2022, que institui o Abril Laranja – Foto: Reprodução

O “Abril Laranja” integra o Calendário Oficial de Eventos de Votuporanga com o intuito de sensibilizar a população sobre a prevenção da crueldade contra os animais.


A Câmara Municipal de Votuporanga cumpre a sua função social e ao que diz a Lei Ordinária Nº 6877, de autoria do vereador Chandelly Protetor (Republicanos) e em vigor no município desde junho de 2022, convida toda a população para se sensibilizar sobre a prevenção da crueldade contra os animais. O “Abril Laranja” integra o Calendário Oficial de Eventos do Município desde então, após aprovação em sessão do Poder Legislativo e sanção por parte do Executivo. 

Segundo Chandelly, que tem no seu currículo um vasto trabalho de anos e anos dedicados à causa e à proteção animal, a Lei foi criada com o objetivo do mês de abril adotar a cor laranja como campanha, sendo um mês voltado à informação correta para que as pessoas reflitam e se conscientizem sobre a situação degradante que muitos animais são submetidos, como tortura, abuso e exploração. 

A lei também vislumbra que as instituições públicas e privadas possam sensibilizar as pessoas sobre o problema, que envolve principalmente, o abandono e os maus-tratos: “Infelizmente, situações de abandono e de maus-tratos aos animais seguem preocupando bastante. Recebo diariamente várias ligações e relatos de casos. Os protetores voluntários da cidade também estão sobrecarregados e têm tirado do bolso, doado tempo e muita disposição para combater situações de verdadeiras selvagerias contra os animais. Entendo que o Abril Laranja é uma grande oportunidade para alertar e buscar a permanente conscientização dos moradores da nossa cidade, especialmente das crianças, que são o nosso futuro, a saber a amar, cuidar e proteger os animais, bem como informar como fazer a denúncia seja via PM 190 ou pelo CPVA no (17) 99793-7981, contra quem comete esse tipo de barbaridade. Muito foi feito pela causa animal, mas ainda há muito para ser realizado”, destaca o parlamentar.

Multa mais pesada

Chandelly Protetor também é o autor de outra Lei Municipal que foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Jorge Seba (PSD) em 2024 que pode multar em até R$ 12 mil o infrator que comete maus-tratos. Se flagrado, também fica com o seu nome na dívida ativa, além de responder criminalmente por seus atos.  

Já sobre o Abril Laranja, a lei também propõe ações integradas, envolvendo a população, através de um trabalho dos protetores individuais e entidades de proteção aos animais, que poderá contar ainda com parcerias do poder público e instituições privadas. “O importante é a participação de todos para mudar essa triste realidade”, destaca o vereador Chandelly.