Jiu-Jitsu: Academia Tidó BJJ Team brilha no São Paulo Internacional Open 

1704
Sensei Tidó e o campeão Maurício Barberan – Foto: Reprodução

Evento realizado em São Paulo, no último fim de semana, reuniu atletas de elite de diversas partes do mundo. Votuporanga deixou sua marca com três atletas: Emerson José dos Reis Kojima, Maurício Barberan e Lucas Stolai.


No último fim de semana, a capital paulista foi palco do prestigiado São Paulo Internacional Open de Jiu-Jitsu IBJJF Championship 2023, reunindo atletas de elite de todo o mundo. Competidores do Brasil, Argentina, Peru, Estados Unidos e diversos outros países se encontraram para mostrar suas habilidades nos tatames. O evento, reconhecido por sua qualidade, atraiu atletas filiados a federações respeitadas, como CBJJ e IBJJF, conhecidas por sua história e comprometimento no esporte.

Representando a Academia Tidó BJJ Team de Votuporanga/SP, três atletas deixaram sua marca neste evento internacional. Emerson José dos Reis Kojima, conhecido como Sensei Tidó, conquistou a medalha de bronze em sua categoria de peso, na divisão com kimono.

Maurício Barberan se destacou, garantindo o terceiro lugar na categoria de peso com kimono, além do terceiro lugar geral (divisão absoluta). Além disso, triunfou na modalidade sem kimono como campeão em sua categoria de peso e na divisão absoluta.

Academia Tidó BJJ Team conquista o ouro no São Paulo Internacional Open de Jiu-Jitsu – Foto: Reprodução

Lucas Stolai também representou a Tidó BJJ Team e garantiu o quarto lugar em sua categoria de peso na luta com kimono.

O momento mais marcante aconteceu para Maurício, que ao subir ao pódio para receber a honraria de duplo campeão, recebeu também das mãos do sensei Tidó o prêmio mais valioso: a tão sonhada faixa preta.

Refletindo sobre uma jornada árdua de 8 anos dedicados ao treinamento incansável, Maurício enfatizou a significância da faixa preta como representação do comprometimento e da perseverança. Ele destacou que a graduação exige a dedicação total do atleta, comprometendo-se a redobrar seus esforços para honrar verdadeiramente a prestigiada faixa preta concedida por Sensei Tidó.

Maurício fala do Jiu-Jitsu, descrevendo-o como uma disciplina transformadora que não apenas aprimorou suas habilidades como competidor, mas também transformou sua vida pessoal, profissional e familiar. 

Já o sensei Tidó ao ser perguntado sobre seu histórico de atleta e professor, disse que iniciou sua jornada no Jiu-Jitsu em 15 de abril de 2008, alcançando a faixa preta em 23 de setembro de 2012 e que atualmente é faixa preta de 3º grau. Já formou inúmeros atletas ao longo de mais de uma década ministrando aulas, treinando e competindo. Tidó utiliza o Jiu-Jitsu como uma ferramenta de aprendizado, destacando a capacidade da arte marcial de transformar a vida das pessoas em todas as áreas. 

Entre os muitos alunos que iniciaram sua trajetória nos tatames com ele, Tidó destaca Pedro Marcolino, que deu seus primeiros passos na arte aos 10 anos e hoje é faixa marrom da Zenith, e tricampeão mundial. Emocionado, também menciona seu Ronaldo, de 60 anos, que acabou de receber a faixa roxa. Sensei Tidó expressa um grande orgulho em compartilhar seu conhecimento e contribuir para a vida de todos os atletas. 

Em Votuporanga, a Academia Tidó BJJ Team está localizada na Rua São Paulo, 4206, próximo ao cruzamento com a Rio Grande. Oferecendo treinamento coletivo e particular em diversos horários.  

Tidó enfatiza o compromisso de trabalhar da melhor maneira possível, já tendo sua bandeira homologada e uma marca própria, a Tidó BJJ Team. Como faixa preta 3º grau, está habilitado a graduar seus alunos até a faixa preta. Ele enfatiza que o Jiu-Jitsu é acessível a todos, sendo uma prática que proporciona autoconfiança, condicionamento físico e importantes benefícios para a vida cotidiana. “O praticante passa a se conhecer melhor e estar preparado para qualquer desafio que a vida lhe trouxer”, pontuou.

Assista o momento em que Maurício recebe sua faixa preta das mãos do Sensei Tidó: