
Entre sexta (7) e sábado (8) a região de Votuporanga deve acumular 90 mm de chuva e ventos de até 95 km, conforme alertou a Defesa Civil estadual.
O fim de semana deve ser chuvoso no Estado de São Paulo, conforme alertou a Defesa Civil estadual nesta quinta-feira (6.nov). O destaque vai para as regiões de Presidente Prudente e Marília, que devem acumular 100 mm de chuva entre sexta-feira (7) e sábado (8).
Segundo o órgão, durante o período informado, um sistema meteorológico que atua na costa da região Sudeste favorece a formação de fortes chuvas, acompanhadas de raios, rajadas intensas de vento e possibilidade de granizo isolado em diferentes pontos do estado.
A situação ocorre devido uma combinação de calor pré-frontal, com o avanço de frente fria e circulação do ciclone extratropical, além de microexplosões (downbursts) pontuais, segundo a Defesa Civil.
Com isso, há condições para tempestades severas, com destaque para granizo isolado, raios frequentes e rajadas de vento extremas.
Os atuais modelos meteorológicos indicam os seguintes acumulados para o período:
*110 mm nas regiões de Presidente Prudente e Marília;
*90 mm nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Bauru;
*65 mm na região de Itapeva.
Além das chuvas, a previsão indica que os ventos podem chegar a 110 km/h na região de Itapeva. Para a região de Sorocaba, os modelos meteorológicos indicam que as rajadas podem atingir 100 km/h.
Já nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto e Bauru, os ventos podem chegar a 95 km/h, conforme a Defesa Civil.
Com a possibilidade de acumulados de chuva elevados, com momentos de tempestade severa, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada, “pois há risco de transtornos”.
Confira abaixo as recomendações do órgão:
- Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
- Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
- Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
- Nunca atravesse áreas alagadas;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.




