Fliv entra na reta final e prepara nove dias de literatura e atrações culturais em Votuporanga

17

Festival será realizado de 8 a 16 de agosto, com programação gratuita para todas as idades, reunindo escritores, artistas, educadores, estudantes e leitores; agenda completa será divulgada em breve.


@caroline_leidiane

Faltam menos de 20 dias para Votuporanga receber a 16ª edição do Festival Literário de Votuporanga (Fliv), que será realizado entre os dias 8 e 16 de agosto. Durante nove dias, a cidade sediará uma programação gratuita composta por apresentações culturais, espetáculos, oficinas, encontros com autores e atividades voltadas a diferentes públicos.

Com o tema “Criadores de Futuro: Literatura abrindo janelas para novos mundos”, a edição deste ano propõe uma reflexão sobre o poder transformador da literatura na formação de leitores, no incentivo à criatividade e na construção de uma sociedade mais crítica, diversa e conectada ao conhecimento.

Escolas, famílias, educadores, estudantes e visitantes poderão participar de uma programação que reúne bate-papos, oficinas, apresentações artísticas, intervenções culturais, contações de histórias, lançamentos de livros e encontros com escritores convidados.

Nesta edição, Luiz Deoclecio Massaro Galina será o patrono do festival. Janaína Tokitaka e Gabriel Chalita serão os autores homenageados, enquanto Mariana Brecht, Gisele Mirabai e Luiza Romão participam da programação como escritoras convidadas.

Segundo a organização, os convidados representam diferentes gerações, estilos e linguagens da literatura brasileira, ampliando o diálogo proposto pelo Fliv entre literatura, educação, arte, diversidade e inovação.

Autores que integram a programação

Reconhecida nacionalmente por sua produção voltada à literatura infantojuvenil, Janaína Tokitaka é escritora, ilustradora e roteirista. Finalista do Prêmio Jabuti e premiada pela Cátedra Unesco de Literatura, destaca-se por abordar temas como identidade, diversidade e ancestralidade em suas obras, além de atuar em produções audiovisuais para plataformas como Disney+ e Netflix.

Professor, escritor e palestrante, Gabriel Chalita construiu uma trajetória marcada pela atuação na educação, na gestão pública e na produção literária. Doutor em Comunicação e Semiótica e em Direito, é autor de cerca de 90 livros e já vendeu mais de 12 milhões de exemplares no Brasil e no exterior.

Entre as escritoras convidadas, Mariana Brecht atua como roteirista e narrative designer de jogos digitais. Finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura, é autora de obras como “Brazza”, “Labirinto”, “A Menina com os Pés no Chão”, “Foi acabar bem na nossa vez”, “Cyber PANC e Só Zé”. Sua produção transita entre literatura, música e jogos eletrônicos, explorando temas ligados às transformações sociais e às possibilidades de imaginar novos futuros.

Gisele Mirabai é roteirista, escritora e doutoranda em Teoria Literária, na linha de Ecocrítica, pela Universidade de São Paulo (USP). Coordena a pesquisa “Clima em Cena”, desenvolvida pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) e pelo Projeto Paradiso, e é criadora e roteirista da série “O Mundo Que Sei”, do Globoplay. É autora de “Machamba”, romance vencedor do 1º Prêmio Kindle e finalista do Prêmio Jabuti, e de “Guerreiras de Gaia”, adotado por escolas de todo o Brasil e em processo de adaptação para o cinema. Seu primeiro roteiro de longa-metragem de ficção, “Encosta”, foi selecionado para o Torino Film Lab Green Narratives, laboratório internacional voltado às narrativas sobre questões ambientais.

Poeta, atriz e slammer, Luiza Romão é reconhecida pelas competições de poesia falada e pela força de sua escrita e performances. Vencedora do Prêmio Jabuti nas categorias Melhor Livro de Poesia e Livro do Ano, é autora de “Sangría”, “Também guardamos pedras aqui” e “Nadine”, obras que dialogam com questões sociais, memória, identidade e direitos humanos.

Ao longo de 16 edições, o Fliv consolidou-se como um dos principais festivais literários do interior paulista, reunindo escritores consagrados, novos talentos e milhares de leitores em uma programação voltada à valorização da literatura, da formação cultural e do acesso gratuito ao conhecimento.

A realização do evento é da Prefeitura de Votuporanga, Senac e Sesc. O festival conta com promoção da TV TEM e apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, APAA, Câmara Municipal de Votuporanga, IDG, Madrid Imóveis, Pontos MIS, Sebrae, Sesi, Unifev, O Boticário, Flash Net, Starb, Uniodonto, Ideale e Cantóia Figueiredo.

A programação completa, com atrações, horários e locais das atividades, será divulgada em breve pela Prefeitura de Votuporanga.