Fifa sorteará no dia 21 de abril os grupos dos torneios de futebol das Olimpíadas

150

Evento ocorrerá na sede da entidade, em Zurique, na Suíça. Com Brasil classificado, competições masculina e feminina ainda terão duas vagas definidas nas próximas semanas.


A Fifa (Federação Internacional de Futebol) confirmou nesta segunda-feira (22) que o sorteio dos grupos dos torneios de futebol masculino e feminino das Olimpíadas de Tóquio será realizado no dia 21 de abril, na sede da entidade, em Zurique, na Suíça. A competição entre as mulheres começa no dia 21 de julho, com final em 6 de agosto, e entre o duelo entre os homens terá início no dia 22 de julho, fechando em 7 de agosto. 

O Japão, anfitrião da competição, será o único pré-alocado no sorteio, ficando na posição A1 no torneio masculino e no posto E1 na competição feminina. Os homens estrearão no Estádio Nacional de Tóquio, enquanto as mulheres farão o primeiro jogo no novo Estádio Olímpico da capital. As outras sedes da competição serão Yokohama, Sapporo, MiyagiKashima e Saitama.

O sorteio ocorrerá depois da definição de todos os participantes nas duas competições. O torneio de futebol masculino tem 14 equipes classificadas, incluindo a seleção brasileira, restando a definição de duas equipes da Concacaf. As vagas restantes nas Américas do Norte e Central serão preenchidas em torneio pré-olímpico entre 18 e 30 de março. 

No torneio feminino, já são 10 classificados, contando com o Brasil, e restam duas vagas a serem definidas: uma da Ásia e outra vinda da repescagem intercontinental. Coreia do Sul e China disputam o posto asiático no mês que vem, enquanto Chile e Camarões duelam pela outra vaga nos dias 10 e 13 de abril. 

“Com a aproximação dos Jogos Olímpicos, jogadores, técnicos e dirigentes e seus preparativos darão um passo mais perto após os sorteios, que representam um marco especial e emocionante na história do futebol olímpico masculino e feminino”, disse Sarai Bareman, diretora de futebol feminino da Fifa. 

Veja a lista de classificados

  • Torneio masculino: Japão, Brasil, Argentina, França, Alemanha, Romênia, Espanha, Egito, Costa do Marfim, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Arábia Saudita e Coreia do Sul 
  • Torneio feminino: Japão, Brasil, Reino Unido, Holanda, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Zâmbia, Austrália, Nova Zelândia