Feliz 2025? Palmeiras vê Botafogo abrir vantagem e pode ter pior ano na era Abel 

344
Abel Ferreira, do Palmeiras, contra o Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Adversário faz 3 a 0 no Vasco e coloca seis pontos de frente, restando seis jogos a disputar. Equipes ainda farão confronto direto no Allianz Parque, no dia 26 de novembro.


Com a vitória do Botafogo por 3 a 0 sobre o Vasco, o Palmeiras viu o adversário abrir vantagem novamente na liderança do Brasileirão. Restando seis jogos a disputar, os times estão separados por seis pontos.

A derrota na segunda-feira para o Corinthians por 2 a 0, aliada ao resultado do time carioca na terça, dificultou a busca alviverde pelo tricampeonato nacional consecutivo. 

Com 61 pontos, a equipe estacionou na segunda colocação. Depois de ficar a um ponto da liderança, o Palmeiras acumulou duas partidas sem vencer, enquanto o Botafogo ganhou seus dois confrontos recentes e subiu a 67 pontos. Já o Fortaleza chegou aos 60. 

A partir de agora, o Verdão não depende mais de si para conquistar o título brasileiro. Mesmo tendo confronto direto com o primeiro colocado na 36ª rodada, dentro do Allianz Parque, precisará fazer sua parte e torcer por algum tropeço do Botafogo nas rodadas finais. 

Diante deste cenário, há o risco de 2024 terminar como o ano menos vitorioso da era Abel Ferreira no Palmeiras. Até aqui, a única taça levantada foi a do Campeonato Paulista. O desempenho completo da equipe é:

  • Supercopa: vice-campeão
  • Paulista: campeão
  • Copa do Brasil: eliminado nas oitavas
  • Libertadores: eliminado nas oitavas
  • Brasileirão: segunda colocação

Em todas as outras temporadas sob o comando de Abel, o Palmeiras venceu ao menos um título nacional ou internacional.

  • 2020: Copa do Brasil e Libertadores
  • 2021: Libertadores
  • 2022: Paulista, Recopa Sul-Americana e Brasileiro
  • 2023: Supercopa, Paulista e Brasileiro

Apesar dos tropeços recentes terem causado frustração na Academia de Futebol, elenco e comissão técnica ainda acreditam ser possível terminar o ano como campeão brasileiro. 

“Vai chegando a reta final do campeonato e fica mais complicado quando você não consegue ganhar, mas é o tipo de coisa que não podemos controlar agora. Tínhamos de ter feito nossa parte, que era vencer”, resumiu Weverton. 

Já Abel Ferreira citou seu ídolo Ayrton Senna após o Dérbi para dizer que nem o tricampeão de Fórmula 1 venceu todos os campeonatos que disputou: “Mesmo sem chegar tanto (nos mata-matas), ganhamos um título (paulista). Nossos adversários investiram, o Senna competiu em 10 anos e não ganhou sempre. Ganhamos o que ganhamos, vamos lutar até o fim, sabendo que o Botafogo tem a vantagem toda. Vamos continuar a fazer nosso melhor para chegar ao fim com possibilidade de lutar pelo título”, decretou. 

Palmeiras volta a campo na próxima sexta-feira, às 21h30, para encarar o Grêmio, no Allianz Parque. Já o Botafogo jogará no sábado, quando recebe o Cuiabá, às 16h30. 

*Com informações do ge

↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3