Próxima temporada da Fórmula 1 vai dobrar o número atual de provas de classificação, de três para seis; Áustria, uma das sedes de 2022, também permanecerá no ano que vem.
Depois de confirmar a realização de seis corridas classificatórias na próxima temporada da F1, em 2023, a categoria divulgou quais etapas sediarão as sessões sprint. Além do retorno da disputa nos GPs da Áustria e de São Paulo (esta em seu terceiro ano), estão entre as novidades: o GP do Azerbaijão, Bélgica, Catar e Estados Unidos, em Austin. A etapa no Autódromo de Interlagos está marcada para 5 de novembro de 2023.
Em 2021, ano de estreia do formato, Silverstone (Inglaterra), Monza (Itália) e Interlagos (Brasil) receberam o trio inicial de provas classificatórias. Neste ano, foi a vez de Imola (Itália), Spielberg (Áustria) e, novamente, Interlagos.
As corridas classificatórias foram criadas para tornar os fins de semana mais atrativos do começo ao fim – não apenas aos sábados e domingos. Além de definir as posições de largada para a disputa principal, do domingo, a sessão concede pontos aos oito pilotos mais rápidos.
A mudança não foi pensada para substituir de forma definitiva o atual formato dos grandes prêmios e sim, ser promovida ocasionalmente. Mas é a maior modificação recente na configuração dos fins de semana na F1.
Nos fins de semana de corrida classificatória, deixou-se de ter três treinos livres para ter dois: apenas um antecede a classificação tradicional na sexta-feira e outro antecipa a prova de classificação. A corrida tem percurso menor que a prova do domingo, de 100 km, chegando a 30 voltas.