Epidemia: “Dengário” inicia atendimento em Votuporanga 

181
"Dengário" inicia atendimento em Votuporanga – Foto: Reprodução

Ambulatório funcionará todos os dias das 7h à meia-noite; espaço é uma união entre Prefeitura, Unifev e Santa Casa de Votuporanga.


A partir desta segunda-feira (3.fev), a Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga avança mais uma etapa nas medidas de enfrentamento e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, com a implantação do “Dengário”.  

O ambulatório, que oferecerá atendimento gratuito e exclusivo para quem apresentar sintomas ou já tiver testado positivo para a doença, funcionará todos os dias, das 7h à meia-noite, e contará com equipes de profissionais de saúde focados no atendimento através de exames, orientações e cuidados especiais. Fora desse horário, ou seja, da meia-noite às 7h, o plantão segue normalmente na UPA e no Pronto Atendimento do Pozzobon. 

O espaço, que foi gentilmente cedido pela Unifev e contará com a gestão da Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, e Santa Casa, está localizado na Rua Paraná, nº 3.577 (Vila Paes), anexo ao Campus Centro da Unifev. 

A ação faz parte de uma série de medidas implantadas para combater o avanço da doença no município que, até o momento, conta com 588 casos positivos, um óbito e 1.800 em investigação. Também foram confirmados três casos de chikungunya; outros 19 estão sob investigação. Entre as ações, estão a contratação de empresa para apoio ao trabalho dos Agentes de Saúde e Endemias; autorização para aquisição de uso de drone; mutirão de limpeza em reservas ambientais, praças e avenidas; monitoramento em tempo real através de aplicativo desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde; entre outras. 

A secretária da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento, chama a atenção para a gravidade da doença. “Estamos vivendo outro perfil epidemiológico da doença, que deixou de ser sazonal. Vivenciamos a epidemia o ano todo de 2024, precisamos sensibilizar a todos que a Dengue deve ser vista como algo grave e que ela pode evoluir ao óbito, principalmente nas pessoas que já apresentam comorbidades. O óbito por Dengue é evitável e inadmissível”. 

O prefeito Jorge Seba (PSD) esteve no local para acompanhar o início dos atendimentos. Na ocasião ele estava acompanhado da secretária da Saúde e também do presidente da Fundação Educacional de Votuporanga, Celso Penha Vasconcelos; do vice-provedor da Santa Casa, Carlinhos Marão; do vereador e líder de Governo na Câmara, Sargento Moreno (PL); e demais representantes das instituições envolvidas na iniciativa. 

“Vamos ter cerca de 20 profissionais o dia todo, a partir de hoje, para que possamos ajudar no acolhimento e tratamento dessas pessoas com sintomas de Dengue. Estamos muito empenhados para melhorar os atendimentos de saúde a cada dia, em Votuporanga. Mas gostaria de deixar um pedido aqui para que todos atuem na prevenção, limpando seus quintais para combatermos os criadouros”, disse o prefeito. 

Decreto 

Conforme publicado na edição do dia 8 de janeiro deste ano, o Decreto nº 18.168, estabeleceu situação de emergência em saúde pública em Votuporanga, decorrente da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika no município de Votuporanga e a implementação de ações coordenadas para redução das hospitalizações e óbitos evitáveis relacionados às arboviroses, através de atendimento às necessidades temporárias de excepcional interesse público, em resposta à situação de emergência em saúde pública.