
No Dia do Bombeiro Brasileiro, celebrado em 2 de julho, corporação que atende Votuporanga e outros 14 municípios evidencia que educação, planejamento e resposta rápida caminham lado a lado.
@caroline_leidiane
Criado em referência à instalação do primeiro serviço organizado de combate a incêndios no Brasil, em 2 de julho de 1856, por decreto de Dom Pedro II, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi oficializado em 1954, juntamente com a Semana de Prevenção Contra Incêndios.
A data reconhece uma profissão marcada pela atuação em situações de emergência, mas também pelo trabalho permanente de prevenção, orientação e preservação da vida.
Em Votuporanga, o trabalho desenvolvido pela corporação extrapola os limites do município. A unidade é responsável pelo atendimento de uma população distribuída em 15 cidades, o que exige planejamento operacional e equipes preparadas para responder às mais diversas ocorrências, durante 24 horas por dia.
É essa estrutura que permite manter a cobertura regional de forma ininterrupta.
“São 31 bombeiros ao todo, que se revezam em três equipes, no regime de escala de serviço de 24 horas de trabalho por 48 horas de folga. As equipes contam, no mínimo, com seis bombeiros que tripulam uma viatura de incêndio e salvamento e uma viatura de resgate”, explica o 1º Tenente PM André Luiz Brito Teixeira, comandante do Posto de Bombeiros de Votuporanga.

Informação como ferramenta de segurança
Embora o combate às chamas seja a imagem mais associada à profissão, uma parcela significativa do trabalho acontece antes que qualquer emergência seja registrada. Orientações à comunidade, programas educativos e exigências técnicas voltadas aos empreendimentos fazem parte da estratégia para reduzir riscos.
Os números observados pela corporação indicam que esse esforço tem produzido resultados. Em 2025, foram registradas 2.722 ocorrências. Neste ano, até o período da entrevista, já haviam sido atendidos 1.415 chamados. Dentro desse cenário, os incêndios urbanos e em vegetação apresentam comportamento estável, com tendência de queda.
Na avaliação do comandante, esse movimento está diretamente ligado à conscientização da população.
“Podemos dizer que os fatores que mantêm esses números, com forte indicação para diminuição, estão relacionados com a prevenção e o engajamento das mídias locais em passar informações educativas e de qualidade para a população”, afirma.
Esse trabalho preventivo alcança diferentes públicos. Por meio do programa Bombeiro na Escola, crianças e adolescentes recebem orientações sobre acidentes domésticos, comportamento em situações de emergência e uso consciente dos recursos públicos.
Já no setor empresarial, estabelecimentos comerciais passam por processos que envolvem análise técnica, implantação de sistemas de segurança e preparação das equipes para agir diante de um princípio de incêndio.
“Para a área dos negócios, o serviço de Área Técnica exige medidas de proteção e segurança contra incêndio a serem implantadas em cada tipo de construção e atividade exercida. Uma das exigências, talvez a mais efetiva, é a criação de uma brigada de incêndio, formada pelos colaboradores da própria empresa, e de um plano de emergência, que desenvolve um comportamento lúcido frente a um possível sinistro, garantindo, assim, a preservação de vidas”, salienta Teixeira.
Ao explicar essa atuação, o tenente observa que a prevenção continua sendo o investimento de maior impacto na segurança da população.
“Sim, a prevenção é, sem dúvidas, a forma mais econômica e promissora na preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente”, destaca.

Uma rotina que vai além dos incêndios
A diversidade de atendimentos evidencia a amplitude das atribuições desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros. Em Votuporanga e na região, boa parte das saídas das viaturas está relacionada a acidentes viários e ocorrências envolvendo animais, situações que exigem técnicas específicas de salvamento e resgate.
“As ocorrências mais comuns são os acidentes de trânsito e ocorrências envolvendo animais, sejam eles domésticos, selvagens ou insetos. Todos em risco, colocando em risco ou oferecendo risco”, pontua o tenente.
Dentro das residências, cuidados simples também influenciam diretamente a redução de acidentes. Instalações elétricas executadas de maneira inadequada, adaptações improvisadas e sobrecarga em tomadas continuam entre os fatores que elevam o risco de incêndios.
Ao abordar esse tema, o comandante recomenda que qualquer intervenção seja realizada por profissionais habilitados.
“No portal do Corpo de Bombeiros de São Paulo (www.corpodebombeiros.sp.gov.br), existem abas com dicas de segurança para toda sorte de possíveis acidentes domésticos ou de percurso. A contratação de profissionais habilitados e o correto atendimento a todas as normas referentes ao dimensionamento das instalações elétricas são essenciais para evitar incêndios e acidentes com a rede elétrica. Nunca é aconselhável fazer as conhecidas gambiarras, nem utilizar extensões e benjamins”, frisa ele.

Nos estabelecimentos comerciais, os problemas encontrados durante as vistorias costumam estar relacionados à conservação dos equipamentos de combate a incêndio e às modificações realizadas nas edificações sem a adequação das medidas de segurança.
“Os principais erros que podem colocar a empresa em risco são a falta de manutenção dos equipamentos instalados, bomba de incêndio, mangueiras, esguichos, saídas de emergência obstruídas, luminárias de emergência queimadas, extintores de incêndio vencidos ou descarregados e ampliações ou alterações de layout que criam novas exigências de proteção e combate a incêndio”, descreve Teixeira.
Ao celebrar o Dia do Bombeiro Brasileiro, o 1º Tenente PM do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, André Luiz Brito Teixeira, que atua há duas décadas na profissão, dirige uma mensagem de agradecimento à comunidade e lembra que a confiança construída entre a instituição e os habitantes representa um compromisso permanente.
“O Corpo de Bombeiros tem as mãos estendidas para a população, e somos muito gratos por poder servir. Sempre estaremos preocupados em manter a confiança que as pessoas têm no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em caso de emergência, ligue 193”, finaliza.




