Com defesa reforçada, Peixe deve ter oito opções para o setor; Carille confia em reforço ex-Corinthians para ser líder a partir da pré-temporada.
O Santos tem na zaga o setor mais reforçado neste início de pré-temporada. Somados os nomes ainda em recuperação de lesão, serão oito opções à disposição do técnico Fabio Carille ao longo do ano. A principal delas é o veterano Gil.
Aos 36 anos, o defensor ex-Corinthians é dono de um físico excelente e, bem condicionado, será o pilar da defesa santista na temporada. Isso porque Gil é homem de confiança de Fábio Carille desde os tempos em que ambos estavam no rival de Itaquera.
Carille costuma trabalhar bem os sistemas defensivos dos clubes que treina e tem como método fortalecer primeiro o setor para só então pensar para frente. Nesse sentido, Gil sai na frente dos seus concorrentes de clube justamente pela facilidade e conhecimento prévio do trabalho do técnico.
O outro destaque da posição é Joaquim. O defensor de 25 anos teve sua permanência comemorada pela diretoria santista e anunciada ainda em dezembro, sem redução salarial, porque já estava enquadrado na política da nova direção em relação aos valores de seus vencimentos.
Joaquim é considerado o mais valioso dos zagueiros santistas e desperta o interesse do Flamengo, do Olympiacos, da Grécia, e do Sporting, de Portugal, mas o Santos diz contar com ele para temporada.
Além deles, Messias também ficou depois de aceitar a redução salarial. O zagueiro foi considerado peça importante da defesa ano passado, mesmo tendo participado do rebaixamento à Série B. João Basso foi outro a aceitar a mesma condição. O Santos chegou a anunciar a dispensa de Basso, mas voltou atrás e deu a chance dele permanecer diminuindo seus vencimentos.
Outro velho conhecido da torcida também estará à disposição de Carille para 2024: Luiz Felipe voltou de empréstimo do Atlético-GO, depois de atuar em 16 partidas, e será aproveitado. Integram também a zaga o jovem Jair, de 18 anos, que fará fortalecimento muscular neste início de ano após retornar de lesão ligamentar, e Zabala, que será reintegrado ao elenco profissional depois de um tempo na base.
A última opção é Alex Nascimento. Aos 24 anos, o jogador tem contrato com o Santos até dezembro, mas sai atrás dos demais concorrentes na briga por vaga no time titular. Ele chegou a atuar no time B do Peixe e tem passagem pelo Familicão, de Portugal.
*Com informações do ge