Eliminatórias terá seis jogos em duas datas Fifa; Brasil pega dois fora de casa em setembro 

138
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Conmebol ainda aguarda aprovação da Fifa, mas prevê três partidas para setembro e mais três em outubro. Seleção de Tite viaja para enfrentar Chile e Colômbia fora e recebe peruanos em casa.


A seleção brasileira volta a campo em setembro e com novidades no calendário da data Fifa. Ainda falta a Conmebol colocar no papel, mas estão previstas três partidas para setembro e mais três para outubro nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2022 no Catar.

A agenda dos primeiros dois jogos para o Brasil tem dois jogos fora de casa em setembro. O primeiro deles contra o Chile, em Santiago, justamente o duelo previsto para a 9ª rodada, e outro contra a Colômbia, provavelmente em Barranquilla, esta parte da 5ª rodada perdida em março desse ano. 

A data Fifa de setembro fecharia com o duelo entre Brasil e Peru, em solo brasileiro. Neste caso, é provável que a Seleção cumpra o compromisso de atuar na Arena Recife, como estava previsto para a partida contra a Argentina até o cancelamento das Eliminatórias em março do ano passado. 

Para outubro, se inverte a mão. O Brasil faz duas partidas em casa e uma fora. Uma delas, contra a Argentina, que acabou de bater o Brasil na final da Copa América no Maracanã, em duelo que seria da 6ª rodada das Eliminatórias, outra diante do Uruguai. E então sai para visitar a Venezuela, em Caracas. 

Estão previstos, portanto, seis rodadas entre setembro e outubro. A Conmebol promete emendar jogos em sequência dentro ou fora de casa para evitar deslocamentos a mais. Ou seja, as seleções ou fazem duas rodadas em seu país e viajam para fora. Ou fazem o inverso. 

Confira a provável agenda da Seleção 

Setembro:

  • Jogo 1: Chile x Brasil – fora de casa (9ª rodada) 
  • Jogo 2: Colômbia x Brasil – fora de casa (jogo atrasado da 5ª rodada) 
  • Jogo 3: Brasil x Peru – em casa (10ª rodada) 

Outubro: 

  • Jogo 1: Brasil x Argentina – em casa (jogo atrasado da 6ª rodada) 
  • Jogo 2: Brasil x Uruguai – em casa (12ª rodada) 
  • Jogo 3: Venezuela x Brasil – em casa (11ª rodada) 

Na sequência, voltam os jogos regulares com duas datas nas Eliminatórias em novembro de 2021, em janeiro de 2022 e finaliza a classificatória sul-americana em março do ano da Copa. 

Depois, ainda há previsto seis datas Fifa para 2022. Quatro amistosos entre 30 de maio e 14 de junho do ano que vem e mais dois entre 19 e 27 de setembro, na última “janela” antes da Copa do Mundo, que começa dia 21 de novembro. 

É neste espaço que a CBF busca confrontos contra seleções de outros continentes, principalmente enfrentamento com europeus. Com muitas competições de seleções da Europa – Eliminatórias da Copa, classificatória de Euro, de Nations League e as próprias competições continentais entre eles -, o calendário se enxugou para duelos internacionais. 

*Com informações do globoesporte