Duílio admite sonho por Tite: “Esse nome, sim, nos interessaria” 

315
Tite em seu último jogo pela seleção brasileira — Foto: Robert Michael/picture alliance via Getty Images

Presidente do Corinthians diz que foco mais urgente é renovar com Maycon, diz que chegarão reforços, mas diz que haverá responsabilidade nos gastos: “Será qualidade, não quantidade”


Depois de passar dez dias internado por conta de uma infecção no estômago e ainda sendo medicado em casa, o presidente Duilio Monteiro Alves esteve na reapresentação do elenco no CT Joaquim Grava nesta quarta-feira (14.dez) para falar sobre o planejamento do Corinthians para a temporada de 2023.

Além de detonar Vítor Pereira, que acertou com o Flamengo, o dirigente falou sobre o que espera da próxima temporada. Ele disse confiar na escolha do técnico Fernando Lázaro e não escondeu que gostaria muito de contar com o retorno de Tite, que deixou a seleção após a queda na Copa do Mundo.

“Eu não nego para ninguém que gostaria muito de voltar a trabalhar com o Tite. Ele deixou claro para todos que o procuraram que não vai trabalhar no Brasil, ou parar. Não seguiu nenhuma conversa. Esse nome, sim, nos interessaria. Fora ele, é o Fernando”, destacou.

Ex-analista e auxiliar técnico, Fernando Lázaro foi anunciado logo depois do Brasileirão. Junto dele, chegam os auxiliares Thiago Larghi e Luciano Dias e o preparador Flávio de Oliveira.

“Muito se falou em o Fernando ser o cara da casa, amigo, que o elenco faria o que quisesse. O Fernando tem mais de 20 anos de Corinthians, fez toda a parte de análise de desempenho, foi crescendo na profissão. Trabalhou com grandes técnicos como auxiliar. Construiu sua carreira com estudo e conhecimento, está aqui porque acreditamos muito dele. Não é aposta. Falei para os atletas: todos tivemos chance para chegar onde chegamos. Os próprios jogadores começaram. Alguém acreditou neles. É motivo de orgulho acreditar no Fernando e dar essa chance nele. A Argentina foi à final da Copa com um ex-auxiliar (Lionel Scaloni). Pelo que já fez quando assumiu o time nas chances que teve como interino. Tem totais condições de fazer um grande trabalho.”

Duilio disse que o foco de momento é buscar a renovação do volante Maycon, que está emprestado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, apenas até o próximo dia 31.

“A questão do Maycon é mais urgente, temos trabalhado nisso. Estamos tentando a renovação do empréstimo ou proposta de compra. O Corinthians tem olhado mercado para reforçar o time como um todo. Estamos em negociação pelo Maycon. Existe a vontade dele de permanecer. Ainda é uma comunicação difícil. Não temos contato diário, mas estamos confiantes que permaneça.”

O dirigente também buscará as manutenções de Yuri Alberto e Balbuena, que têm contrato com o Corinthians até o meio do ano. Eles estão emprestados pelos russos Zenit e Dínamo de Moscou.

“São questões que temos no radar, mas ainda temos um tempo maior, que é o meio do ano. Já existe conversa com Zenit pelo Yuri. Conversa boa com eles desde a ida do Mantuan e do Ivan, a intenção existe. Todos os esforços serão em cima disso. Dois, três, quatro atletas a mais dependendo da continuidade. O Balbuena também deve seguir”, afirmou.

Sobre a chegada destes reforços, o dirigente disse que não existirá pressa para as contratações: “Quando eu assumi deixei claro que o título seria pagar conta. Fizemos um trabalho legal no primeiro ano, diminuindo despesas e trazendo receitas. Vamos fechar com faturamento de R$ 750 milhões, mais do que 50% acima do recorde do clube. De um ano para outro, conseguimos aumentar muito. Temos obrigação de fazer uma contra garantia do acordo com a Caixa, está previsto em orçamento. Seguiremos sem gastar mais do que arrecadamos. Temos desafio de trazer mais receitas. O torcedor pode ter certeza que dentro da parte financeira conseguiremos melhorar isso. Já no ano de 2022 já brigamos lá em cima, por títulos, recordes de público na Arena, torcedor confiante. Isso gera ansiedade, sobe a régua. Dentro da responsabilidade estamos trabalhando muito isso.”

Até o momento, deixaram o elenco Ramiro, Robson Bambu, Bruno Melo e Xavier. Estão de saída também Mateus Vital e Matheus Davó, rumo ao Cruzeiro. O zagueiro Raul Gustavo também negocia.

“O que temos feito são muitas saídas, alguns atletas vão sair por empréstimo outros por venda. Não foi antecipar porque não tem contrato assinado. Alguns já foram anunciados por vocês. O que estamos fazendo é parecido com o que foi feito em 2021. Fomos contratar o primeiro jogador em agosto. Estamos prontos para trazer grandes reforços quando o Fernando identificar. Será qualidade e não quantidade. Corinthians vai brigar lá em cima tendo responsabilidade financeira.”

*Com informações do ge