Dorival é comedido após vitória, mas aponta evolução na Seleção: “Encontrando um caminho” 

321
Dorival Júnior em Chile x Brasil — Foto: Reuters/Ivan Alvarado

Treinador mantém a coerência ao falar do processo de renovação e prever oscilações. Por outro lado, celebra gols marcados em inversões de jogadas treinadas.


A serenidade habitual estava lá. Se nas derrotas Dorival Júnior tenta manter a tranquilidade e o discurso de início de trabalho, na vitória sobre o Chile, por 2 a 1, nesta quinta-feira, em Santiago, pelas eliminatórias, não foi diferente. Por mais que identifique pontos positivos, o treinador evitou euforia e voltou a projetar o Brasil esperado pelo torcedor só para a Copa do Mundo.

Dorival elogiou a postura da Seleção mesmo após sofrer um gol logo no primeiro minuto de partida e celebrou que os gols saíram de jogadas de inversão trabalhadas para que os pontas recebessem a bola com espaço. Ainda assim, cada resposta foi comedida lembrando o processo de renovação e as oscilações que seguirão acontecendo: “A partir do momento que o árbitro inicia uma partida, é natural que o nível de concentração tem que ser alto. Aconteceu, eles foram felizes, mas fico feliz por ver a maturidade da equipe, mesmo muito jovem. Tivemos equilíbrio e tranquilidade, acelerando nos momentos em que tivemos posse de bola. Trocamos um número considerável de passes, invertendo das jogadas.”

“Os gols saíram em inversões e muita coisa que foi trabalhada ficou clara no dia de hoje. Estamos caminhando passo a passo, com muita coisa para consertar, mas aos pouquinhos encontrando o caminho”, emendou.

O comandante da Seleção lembrou que apenas Danilo, Marquinhos, Paquetá e Raphinha foram titulares na Copa do Mundo do Catar entre os que estavam em campo e que tantas mudanças acabam impactando na evolução da equipe: “Uma renovação não é simples. Tínhamos apenas quatro jogadores que finalizaram a última partida da Copa e isso tem um peso considerável. Não estamos com a estrutura que foi montada para a Copa anterior e isso acaba dificultando ainda mais o encontro pelo equilíbrio com a jovialidade desses meninos e a experiência de outros que ali estão. Essas oscilações acontecem e continuarão acontecendo. Chegaremos com uma equipe forte daqui a dois anos, mas passaremos alguns apertos. Tudo o que está sendo pedido e treinador os jogadores estão desenvolvendo.”

Com 13 pontos, o Brasil pulou para a quarta colocação e respira mais aliviado nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Na próxima terça-feira, às 21h45, a Seleção encara os peruanos no Mané Garrincha, na Capital Federal, pela décima rodada da competição.

*Com informações do ge

↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3