Treinador está mais uma vez acompanhado pelo auxiliar Juan Branda e pelo preparador de goleiros Gustavo Nepote.
Hernán Crespo chegou ao Brasil, foi apresentado, teve seu primeiro contato com alguns jogadores no CT da Barra Funda e agora se dedicará com sua comissão técnica ao planejamento do São Paulo antes de sua estreia oficial, contra o Flamengo, pelo Brasileirão, em cerca de 20 dias.
No retorno ao país, Crespo conta com dois personagens já conhecidos nos bastidores do clube: o auxiliar Juan Branda e o preparador de goleiros Gustavo Nepote.
Branda, de 46 anos, foi jogador de futebol, assim como Crespo. No entanto, ele atuou como zagueiro e passou por clubes pouco expressivos da Argentina, como Platense e Excursionistas. O primeiro passo como treinador aconteceu nas categorias de base do River Plate, onde comandou nomes como Julián Álvarez, do Atlético de Madrid e da seleção argentina.
Em 2017, fez parte da comissão de Ariel Holan no título da Sul-Americana do Independiente contra o Flamengo. O início da parceria com Crespo foi no Banfield, também da Argentina. Juntos, foram campeões da Sul-Americana no Defensa y Justicia e depois vieram ao São Paulo. Por causa da infecção de Crespo na pandemia da Covid-19, comandou o time em quatro jogos no ano de 2021.
Gustavo Nepote, de 62 anos, usou suas redes sociais nos últimos dias para celebrar o retorno ao São Paulo. Numa publicação, escreveu: “A felicidade de voltar ao maior”. No Tricolor, teve Tiago Volpi como principal goleiro do elenco. Na saída do clube, elogiou a técnica dos brasileiros.
“Quando falamos da técnica individual, o brasileiro é o número 1. Nisso notamos uma grande diferença com respeito ao futebol argentino. É impensado, em qualquer momento você vê que não estão fazendo nada, mas do nada fazem uma jogada e fazem o gol”, declarou.
“Por outro lado, há uma diferença na atitude comparada ao argentino e ao uruguaio. Nós às vezes pedíamos para pressionar, e disso os brasileiros não gostam muito. Não gostam de pressionar, de jogar no um contra um, nos duelos individuais. Isso é o que mais têm dificuldade”, relatou em 2021.
Assim como foi na primeira passagem, a tendência é de que Nepote divida os treinamentos de goleiro com Octávio Ohl. Com Zubeldía, a comissão contatava ainda com Márcio Aguiar na função, mas ainda não há definição sobre sua continuidade no profissional.
Caras novas
Além dos dois, a comissão de Crespo conta com três novidades em relação a 2021: os preparadores físicos Federico Martinetti e Leandro Paz, que também já estavam com Crespo no Al-Ain, e o auxiliar Víctor López, um ex-zagueiro de 46 anos que se aposentou em 2019, no Instituto de Córdoba.
Segundo auxiliar, Victor López passou por clubes como Talleres, Arsenal Sarandi, Newell’s, Banfield e Atletico Rafaela na Argentina, além de Real Sociedad, na Espanha.
Sua maior glória foi no Banfield, quando fez parte da equipe que venceu o Campeonato Argentino pela primeira vez na história do clube, no Apertura de 2009, num elenco que contava com o atacante Santiago Silva, “El Tanque”, e com o ainda jovem James Rodríguez como dois destaques.
*Com informações do ge