Dia do Comerciante é comemorado nesta sexta-feira 

103

Associação Comercial de Votuporanga representa a classe há 74 anos com diversos serviços aos empresários do segmento.


Um dos segmentos que mais gera emprego e renda em Votuporanga é o comércio. A atividade de vendas é importante em todo o país e, desde 1953, conta com uma data especial. Comemora-se em 16 de julho o Dia do Comerciante, instituído pela Lei 2.048, em 1953. A data foi escolhida em homenagem a José Maria Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio, pela sua contribuição à abertura do setor no Brasil a outras nações. 

Em Votuporanga, a Associação Comercial representa o segmento defendendo ideias, sugestões e pedidos da classe junto às instituições públicas. É uma entidade sem fins lucrativos, nascida da união de empresários que viram no associativismo a melhor maneira de dar força às suas iniciativas, reivindicações e alavancar o comércio do município. 

Os associados têm acesso a diversos serviços, entre eles treinamentos, auxílio para contratação de pessoal e descontos em convênios. Desde sua fundação, em 18 de outubro de 1946, a ACV atua em prol dos interesses do empresariado votuporanguense. 

O atual presidente Carlos Eduardo Ramalho Matta responde pela atual diretoria desde novembro de 2020 e será reempossado para o mandato que termina em julho de 2022. “É com muito orgulho que faço parte dessa história. O empresário do comércio é um guerreiro que luta a cada dia para manter seu estabelecimento aberto e oferecer o melhor aos seus clientes. Agora, durante a pandemia, essa tarefa ficou ainda mais difícil, mas estamos provando a força da nossa classe e, com certeza, vamos vencer”, destaca Matta. 

Cerimônia de posse

A Associação Comercial de Votuporanga (ACV) realiza no próximo dia 29 de julho, às 20h30, a cerimônia de posse da diretoria com o comerciante Carlos Eduardo Ramalho Matta reeleito em Assembleia. O evento será restrito a convidados e imprensa, mas com transmissão on-line na fanpage e instagram da entidade. 

Lei Geral de Proteção de Dados 

Entre os diversos serviços que a ACV oferece aos seus associados estão os treinamentos e eventos realizados para disseminar informações. Nesta quinta-feira (15/7), uma palestra especial foi promovida com o advogado especialista em Direito Empresarial, Celso Penha Vasconcelos e o especialista em segurança da informação, Juny Figueredo. Uma plateia mista, formada por público presencial e on-line, acompanhou com interesse a apresentação sobre noções básicas da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em 2020 no Brasil e passa a vigorar com multas a partir de agosto deste ano. “Basicamente, a lei determina que o empresário tenha postura de respeito, transparência e clareza com os dados coletados dos titulares, explicando sobre o tratamento de qualquer informação armazenada”, orientou Celso Penha. A palestra completa está disponível para visualização na fanpage ou instagram da ACV.