Grupo quer apresentar um projeto para votação ainda no primeiro semestre.
Na Câmara dos Deputados, parlamentares se reuniram para discutir a propostas para a reforma tributária. O grupo quer apresentar um projeto para votação ainda no primeiro semestre.
Pelos próximos três meses, os deputados pretendem ir a vários estados ouvir representantes do setor produtivo e realizar audiências públicas em Brasília/DF. A ideia é tornar mais justa a cobrança de impostos sobre o consumo.
“Do ponto de vista do sistema tributário, estamos isolados num país que você não tem transparência, tem um sistema complexo e que, sem dúvida nenhuma, traz uma insegurança jurídica, que nos faz ter um custo Brasil altamente elevado em função, exatamente, desse sistema tributário”, afirma o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Duas propostas de mudança na Constituição, que pretendem unificar vários impostos sobre o consumo, serão analisadas pelo grupo. A intenção é que depois dessa etapa o texto seja votado diretamente no plenário da Câmara, ainda no primeiro semestre.
A reforma tributária é encarada como prioridade do governo e do Congresso Nacional, mas envolve o interesse de vários setores. A equipe econômica de Lula não pretende enviar novas propostas para o Congresso, mas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se colocou à disposição para se reunir uma vez por semana com os deputados para buscar soluções conjuntas.
“O governo federal é colaborativo, ele não vai enviar nenhuma proposta. Nós vamos partir do debate acumulado aqui na Câmara há mais de 30 anos e vamos fazer também visita aos estados”, diz o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).