Covid: Votuporanga recebe 1.720 doses da vacina Astrazeneca/Oxford

153

Doses serão destinadas à profissionais de saúde desta primeira etapa; idosos asilados também começam a ser imunizados.


Votuporanga recebeu nesta manhã de quarta-feira (27), 1.720 doses da vacina contra a Covid-19, referente ao lote da Astrazeneca/Oxford. Esta primeira etapa é destinada a profissionais de saúde de hospitais, Pronto-Atendimentos e unidades de saúde da rede pública. Com esta nova remessa, Votuporanga já recebeu 3.960 doses. Até o fim da tarde desta terça-feira (26), 1.891 profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento à pacientes com Covid-19 foram imunizados. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que também terá início nesta quarta-feira (27) a vacinação de 242 idosos asilados em instituições de longa permanência e colaboradores desses asilos. O público está inserido dentro desta primeira etapa de vacinação conforme determinações do Plano Estadual de Imunização. 

A secretária de Saúde, Ivonete Félix, explicou que a Secretaria está em contato com os serviços de saúde para contínuo levantamento dos profissionais que ainda não foram vacinados e que assim que o Município for recebendo novas doses a campanha de imunização será ampliada para novos grupos de acordo com orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual. “Importante esclarecer que estamos discutindo todos os avanços junto com a Câmara Técnica do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19 para dar transparência ao processo de vacinação”. 

As primeiras doses da vacina chegaram a Votuporanga na quarta-feira passada, do lote da Coronavac. A primeira pessoa imunizada na cidade foi a técnica de enfermagem, Dalva Lima Suarez Costales, 56 anos, que atua há 17 anos na Santa Casa e há 12 em unidades de saúde do município. Ela possui comorbidades (asma e hipertensão), é viúva e mãe de dois filhos. 

Na ocasião, ela deixou um recado aos demais profissionais de saúde e a toda população. “Devemos todos tomar a vacina. Não doeu. Dói muito mais vermos amigos entubados e entes queridos perdendo suas vidas para essa doença. Todo mundo junto, em nome de Jesus, venceremos essa batalha”.