Cássio pega dois, e Timão tem vitória histórica para ir às quartas.
O Corinthians repetiu nesta terça-feira (5.jul), na Argentina, um feito que somente o Santos de Pelé, entre os times brasileiros, fez: eliminar o Boca na Bombonera. Desde 1963, cinco equipes tentaram, mas nenhuma havia conseguido até então.
Dez anos e um dia depois de conquistar o único título da competição em sua história, um time cheio de desfalques suportou a pressão da Bombonera durante 90 e mais alguns minutos, jogou com a cabeça no lugar, exorcizou fantasmas de sucessivas eliminações desde a conquista e avançou às quartas de final ao tirar o Boca Juniors nos pênaltis.
Com a bola rolando, o Boca Juniors controlou o jogo e teve as melhores chances do primeiro tempo em Buenos Aires. O Corinthians só não saiu perdendo porque Benedetto, em cobrança de pênalti (cotovelada de Raul Gustavo em Pol Fernández, marcada com o auxílio do VAR), acertou a trave. Além desse lance, o camisa 9 do Boca perdeu outras duas chances importantes, uma delas, aos 18, incrível. Após cruzamento de Zeballos, ele, sozinho de frente para o gol, mandou por cima. O time argentino ainda teve outras oportunidades com Fabra, por cima do gol, e Villa, defendida por Cássio. Do outro lado, o Timão nada fez para assustar os donos da casa. Na reta final do primeiro tempo, o Corinthians ainda perdeu João Victor, machucado. Gil entrou no seu lugar.
A etapa final continuou no mesmo ritmo da primeira, com o Boca dominando as principais ações, e o Corinthians se defendendo. O time argentino chegou com perigo aos 13 minutos, de novo com Benedetto. E de novo ele errou. Ao receber em boa condição, o atacante tentou encobrir Cássio e mandou por cima do gol. Dez minutos depois, Advíncula achou bom cruzamento para Benedetto, mas de novo ele falhou. Totalmente desfigurado, o Timão se segurou como pode, à espera de um contra-ataque perfeito. Não rolou. Mas também não rolou o gol do Boca, e a decisão da vaga nas quartas de final foi para os pênaltis.
E nos pênaltis
Pelo Boca Juniors: Rojo, Izquierdoz, Pol Fernández, Oscar Romero e Varela acertaram. Mas Villa, Benedetto e Ramírez erraram. Do lado do Corinthians: Fábio Santos, Cantillo, Róger Guedes, Roni, Lucas Piton e Gil. E erraram Raul Gustavo e Bruno Melo.
Próximos jogos
O Corinthians volta a campo neste domingo, às 16h, contra o Flamengo, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira da semana que vem, 13 de julho, o Timão tem desafio contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil. No jogo de ida, vitória por 4 a 0.