Confira as atividades presenciais retomadas nesta fase de transição do Plano São Paulo

100

Retomada é de modo gradativo e respeitando as normas de segurança; toque de recolher continua das 20h às 5h.

A fase de transição do Plano São Paulo, vigente desde o dia 18 de abril, deu início à sua segunda semana que segue até sexta-feira (30). Diante da flexibilização permitida neste período, órgãos da Prefeitura de Votuporanga estão retomando suas atividades e atendimentos presenciais de modo gradativo e respeitando as normas estabelecidas dos protocolos sanitários disciplinados pelo Governo, com o limite máximo de 25% da capacidade. Importante ressaltar que o toque de recolher segue vigente, das 20h às 5h.

Cultura

A Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga segue a retomada dos espaços administrados pela pasta, respeitando o limite de 25% da capacidade e com o público sentado.

A Biblioteca Municipal “Castro Alves”, localizada no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, atende das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, para cadastros, empréstimo e devolução de livros. O Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” também está aberto a quem tiver interesse em realizar eventos, desde que os decretos sejam respeitados e o Plano São Paulo seguido.

O Parque da Cultura “Profª Adoração Esteves Garcia Hernandez” está aberto apenas para caminhada, pedalada ou atividades físicas individuais, com uso de máscara e respeito do distanciamento. As quadras e os parquinhos seguem fechados para evitar contato físico e aglomerações. O Museu Municipal “Edward Coruripe Costa” e a Escola de Artes “João Cornachione” terão suas atividades retomadas já nas próximas semanas.

Para mais informações, o telefone da Secretaria da Cultura e Turismo é o (17) 3405-9670 e está localizada na Av. Francisco Ramalho de Mendonça, 3112, Jardim Alvorada, Parque da Cultura.

Esporte

A Secretaria de Esportes e Lazer também retomou as práticas esportivas em diversas modalidades, mantendo distanciamento e respeitando a capacidade permitida. No Ginásio de Esportes “Jane Maria de Lacerda Soares”, localizado no CSU (Centro Social Urbano), as turmas em andamento são do ballet, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; de capoeira, toda segunda, quarta e sexta, das 18h30 às 20h; de futebol feminino, às segundas, quartas e sextas, das 8h às 10h30 e também das 17h às 19h; judô, toda segunda, quarta e sexta, das 10h às 17h.

As aulas de futsal masculino realizadas no Ginásio Poliesportivo “Jurandir José Lopes” (antigo Nabuco) ocorrem de segunda a quinta-feira das 18h30 até às 20h, mas também estão retornando de modo gradativo. Por enquanto, na categoria Sub-15 acima, apenas treinos específicos de fundamento, sem treinos coletivos, ou seja, com turmas reduzidas devido ao limite máximo permitido.

Os parques aquáticos da cidade que oferecem aulas de natação também retomam, mas com horários diferentes. O “Saverio Maranho” funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 15h30 às 18h30. Já as aulas do “Luiz Toloni” serão realizadas no Ginásio “Mário Covas”, de terça a sexta-feira, das 14h às 15h30, com a utilização de duas piscinas, seis alunos em cada uma.

As aulas de hidroginástica ocorrem tanto no Ginásio “Mário Covas” quanto no Complexo Esportivo “Victor Hugo Garcia Jorge”. No “Mário Covas”, são realizadas em três períodos distintos, com o uso de duas piscinas, com seis alunos cada. De segunda a sexta-feira, as aulas estão distribuídas em diversas turmas e períodos. As aulas de terça a sexta-feira são na parte da manhã, das 8h às 9h30, e à tarde, das 16h às 16h45; às segundas e quartas, no período noturno, das 17h30 às 21h. As aulas do Complexo “Victor Hugo” também ocorrem em duas piscinas, com quatro alunos cada, de terça a sexta-feira. O primeiro horário é o das 8h às 11h; à tarde das 14h às 16h45 e a última turma tem início às 17h30 e segue até às 20h30, porém a retomada será na próxima semana, dia 4 de maio.

Para mais informações, a Secretaria de Esportes e Lazer fica na Rua Thomaz Paes da Cunha Filho, 3556, bairro São João, e o telefone é o (17) 3426-1200 e 3422-4437.

Meio Ambiente

O Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” e o Centro de Apoio e Educação Ambiental do Bosque “Maximino Hernandes”, que conta com a Trilha Ecológica, no bairro Vale do Sol, também seguem na retomada presencial. O horário de funcionamento do Horto é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira; e o bosque é aberto ao público todos os dias das 7h às 19h. Ambos respeitam o limite de 25% da capacidade.

O horário de funcionamento dos pontos de recebimento do Ecotudo é das 7h às 19h. O Ecotudo Sul está localizado na antiga Algodoeira Matarazzo – Avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com Avenida Francisco Bueno Baeza – bairro Palmeiras I; Ecotudo Norte, fica na Av. Sete, 2440, paralela à Av. Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I, com placas de sinalização a partir da avenida Emílio Arroyo Hernandes; e o Ecotudo Oeste, fica no alto da vicinal Nelson Bolotário.

Para informações, o telefone da Saev Ambiental é o (17) 3405-9195, na rua São Paulo, 4113, Centro.