Nove convocados por Tite não se apresentaram para rodada tripla das Eliminatórias da Copa.
A CBF avalia pedir para a Fifa impor aos clubes ingleses uma punição por não terem liberado os jogadores convocados para as rodadas de setembro das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.
O regulamento da Fifa sobre “Status e Transferência de Jogadores” determina que, em casos assim, os clubes não podem usar os jogadores pelo tempo que durar a convocação e por um período adicional de cinco dias.
Ao todo, nove jogadores convocados por Tite para a seleção brasileira não foram liberados. São eles: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool), Ederson e Gabriel Jesus (Manchester City) Thiago Silva (Chelsea), Fred (Manchester United), Raphinha (Leeds United) e Richarlison (Everton).
Se a punição for aplicada, os clubes ficariam impedidos de usar esses jogadores na primeira rodada do Campeonato Inglês após a interrupção para as Eliminatórias. O Chelsea e o Manchester United jogam pela Liga dos Campeões dentro do período compreendido pela punição.
Nesta terça-feira, a federação de futebol do Chile pediu à Fifa que aplique a punição ao Watford e ao Blackburn, por não ter cedido respectivamente os jogadores Francisco Sierralta e Benjamin Bereton.
Dentro da CBF tem quem prefira uma saída diplomática com os clubes ingleses – não tentar uma punição agora e negociar para que o mesmo problema não aconteça na janela de outubro.
O Brasil volta a campo na quinta-feira, às 22h, contra o Chile, em Santiago. Depois, faz dois jogos em casa: domingo, contra a Argentina, na Neo Química Arena, em São Paulo, e na quinta que vem, contra o Peru, na Arena Pernambuco.
A Seleção é líder das Eliminatórias com 100% de aproveitamento após seis rodadas.
*Informações/GE