É campeão! CAV vence Grêmio Prudente e conquista o Paulistão A3 Sicredi 2024 

1401
Jogadores do Votuporanguense levantam a taça da Série A3 — Foto: Pedro Zacchi/Agência Paulistão

Após o empate no Prudentão por 2 a 2 no jogo de ida, o Votuporanguense contou com intervenções de ‘São João Paulo’ e gol de Edson que pegou de fora da área, aos 28 minutos do primeiro tempo na Arena Plínio Marin, para colocar o troféu na galeria do CAV e coroar uma campanha de acesso ‘quase’ perfeita.


Com gol de Edson no primeiro tempo, e pelo menos três intervenções de ‘São João Paulo’, o Clube Atlético Votuporanguense venceu o Grêmio Prudente e se sagrou campeão da Série A3 do Campeonato Paulista de 2024. Depois do empate por 2 a 2 no jogo de ida no Prudentão, bastava uma vitória simples, dentro da Arena Plínio Marin diante de 6.757 pagantes, e foi o que aconteceu. 

Os dois times já estavam garantidos na Série A2 de 2025, e o CAV ficou com o troféu inédito, terceiro oficial da FPF (Federação Paulista de Futebol) a ser entronizado em sua galeria, juntamente com os de campeão da Segunda Divisão (equivalente ao 4º nível estadual na época) em 2012; e o troféu de campeão da Copa Paulista de 2018. 

Em noite festiva, a torcida alvinegra deu show, repetindo o que fez durante toda a competição. Vale destacar também o comportamento assertivo e exemplar da torcida visitante, representada pela ‘Fúria Prudentina’, marcando presença no Setor 3 da Arena, tendo em vista que adquiriram os 256 ingressos destinados ao Carcará. 

Sob comando do árbitro Herminio Henrique Kuhn Daldem, o CAV do técnico Rogério Corrêa abriu o placar com Edson, aos 28 minutos do primeiro tempo, quando Vinicius Baracioli lançou Wendel Jr., que de costas para o gol dominou e ajeitou para o camisa 11 que pegou na veia, um chutaço de esquerda, da entrada da área e fuzilou a meta do goleiro Luiz. A bola ainda desviou no defensor e atrapalhou a ação do arqueiro do Carcará. No segundo tempo, embalado por sua apaixona torcida, o time de Votuporanga soube administrar a vantagem, e quando correu riscos, João Paulo estava lá para garantir a baliza alvinegra zerada.

CAV celebra gol do título contra o Grêmio Prudente na final do Paulista A3 – Foto: Pedro Zacchi/Ag. Paulistão

Com a bola rolando 

O primeiro tempo teve o CAV ligeiramente melhor na maior parte dele, porém o Grêmio Prudente pressionou nos últimos minutos e quase empatou. O Pantera Alvinegro abriu o placar com Edson, aos 27 minutos da etapa inicial, em chute de esquerda da entrada da área. 

Assim como no jogo de ida, o Carcará saiu atrás no placar, e novamente decidiu ‘engrossar o caldo’ lutando pelo empate. A decisão dos visitantes obrigou o goleiro alvinegro João Paulo a realizar pelo menos dois ‘milagres’, garantindo que o Votuporanguense fosse para o intervalo vencendo. A primeira foi aos 30, em cabeceio de De Paula no canto esquerdo. Em seguida, aos 45, Wallace arriscou um chute colocado e acertou o ângulo, mas parou no goleiro adversário. 

O Pantera Alvinegro voltou melhor para o segundo tempo, mas a pressão inicial não se estendeu por muito tempo. Visivelmente ‘mais cascudo’ dentro de campo, o CAV soube aproveitar a vantagem no placar e optou por não correr riscos, segurando o placar sem sustos.  

O Grêmio Prudente ainda inconformado seguiu na busca pelo gol de empate, e quem sabe até uma virada, a exemplo do que ocorreu no Prudentão, porém, desta vez não foi efetivo para conseguir. Faltou perna para o Carcará nos instantes finais e o time visitante exagerou nos cruzamentos.  

Aos trancos e barrancos o Grêmio Prudente conseguiu chegar algumas vezes com relativo perigo, até que ‘canonizou’ João Paulo em um lance que prendeu a respiração de parte da torcida alvinegra, e fez nascer esperança nos corações prudentinos. Aos 37 minutos, Jean Pablo, dentro da área, cabeceou contra a meta alvinegra, mas ‘São João Paulo’ estava lá para espalmar e trazer alívio aos dos da casa. 

O jogo seguiu e após os 8 minutos de acréscimo, o CAV pôde celebrar o título inédito, dentro de casa e diante de sua torcida.  

A conquista coroou uma trajetória ‘quase’ perfeita do Votuporanguense no Paulistão A3: 12 vitórias, 7 empates e apenas 2 derrotas na competição, atingindo a melhor campanha no geral. 

A festa na Arena Plínio Marin contou com a presença da cúpula da FPF, sob comando do presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos; além de autoridades políticas e lideranças regionais. 

Entre as estrelas da noite, o atacante Wendel Júnior elogiou o adversário e falou sobre a mentalidade dos jogadores na final: “Jogo muito emocionante, a gente sabia que seria difícil. A equipe do Grêmio Prudente é qualificada. A gente sabia que seria um jogo duro. Colocamos na cabeça que era o último jogo da nossa vida. Agradecer a Deus por isso”, disse. 

Por sua vez, o comandante Rogério Corrêa foi enfático e afirmou que a conquista foi merecida e que venceu o melhor time da competição: “Muita emoção. Fizemos um excelente campeonato, seria injusto a gente não sair vencedor hoje. Somos a melhor equipe, melhor defesa, 14 jogos invicto. A torcida nos ajudou o tempo todo, parabéns Votuporanga”, comemorou.

Por fim, o presidente Edilberto Fiorentino – o Caskinha, deu entrevista ao canal oficial do CAV. O mandatário relembrou a trajetória dele no comando do clube desde a pandemia e se mostrou empolgado para voar ainda mais alto: “A gente nunca imaginou que seria presidente. Mas virei por conta da pandemia. Tivemos dois anos brigando pelo acesso, mas infelizmente o torcedor não pôde estar presente naquele momento. E quando voltou, nós quase caímos. Esse ano Deus nos abençoou com esse acesso. Essa cidade sempre respira e respirou futebol merece. Nós vamos lutar muito para colocar esse time ainda em um degrau acima. A dificuldade vai ser muito grande, mas a gente sabe da missão que nós temos”, comentou.

Torcidas de Votuporanguense e Grêmio Prudente dão exemplo de civilidade e amor ao futebol – Foto: TOV/Reprodução

Próximo compromisso 

O próximo compromisso do CAV é a Copa Paulista, que tem início previsto para o dia 16 de junho e final programada para 13 de outubro. 

Os finalistas disputam vagas na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro em 2025. O Votuporanguense está no grupo A com o próprio Grêmio Prudente, Mirassol, Vocem e XV de Jaú.