Câmara aprova Insígnia de Honra ao Mérito ao engenheiro Mamede Abou Dehn Júnior 

654
Câmara aprova Insígnia de Honra ao Mérito ao engenheiro Mamede Abou Dehn Júnior - Foto: Reprodução

A concessão da honraria é de iniciativa do vereador Osmair Ferrari (PSDB) e foi aprovada por unanimidade.


A 45ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, realizada na noite da última segunda-feira (11.dez), teve como um dos destaques a aprovação por unanimidade do Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Osmair Ferrari (PSDB), que concede Insígnia de Honra ao Mérito ao engenheiro Mamede Abou Dehn Júnior. A Insígnia é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo aos nascidos em Votuporanga, pelos relevantes serviços prestados ao Município. 

Segundo Osmair Ferrari, o engenheiro Mamede Abou Dehn Júnior merece a honraria pelo destaque na profissão e nas atividades e liderança na classe, principalmente a presidência em exercício do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). A entrega da Insígnia de Honra ao Mérito ainda não tem data marcada, mas será feita em Sessão Solene que será agendada pelo presidente da Câmara, o vereador Daniel David (MDB). 

O homenageado 

Mamede Abou Dehn Júnior, é votuporanguense, nascido em 28 de junho de 1988, mesmo dia do seu pai, o saudoso ‘Mamede do Lanche’, que por mais de 25 anos trabalhou na esquina das ruas Acre e Amazonas. Leninha, sua mãe, professora há 30 anos, ensinou gerações de votuporanguenses. 

Seu irmão, Pedro Augusto Abou Dehn, é engenheiro e empresário do ramo de alimentação. Pai do pequeno Théo, fruto de seu casamento com a médica, também votuporanguense, Júlia Beneduzzi Pignatari. A história de sua família remonta os primeiros anos de Votuporanga, tendo se instalado aqui, chegados do Líbano, em 1948. 

Criado em Votuporanga até o final de sua adolescência, estudou em diversas escolas, que lhe deram formação e base para alçar voos mais altos. Formou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá e em Engenharia Civil pela Unifev. Especializado em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela Unesp e é mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil, além de diversos congressos e cursos por todo o país. 

Sempre atento aos que estão à sua volta, teve forte influência associativista, participando de grêmios estudantis, Empresas Juniores e em 2014 se juntou à Searvo – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga, por convite de seu amigo Rafael Salerno. Lá foi presidente de 2017 à 2019 e trabalhou arduamente para valorizar os profissionais da engenharia e trazer segurança à sociedade por meio dos trabalhos técnicos. 

A Searvo (Associação dos Engenheiros, Arquitetos Agrônomos da Região Votuporanga) o projetou estadualmente, levando-o até o Crea-SP – onde, em 2019, coordenou o CDER – Colégio Estadual de Entidades de Classe – e foi além, sendo coordenador adjunto do Fórum Nacional dos Colégios de Entidades Regionais. 

Tornou-se Conselheiro no ano de 2020, ano em que coordenou a Comissão Eleitoral Regional de São Paulo, em 2021 foi Diretor de Relações Institucionais, Diretor Administrativo em 2022 e chegando à Vice-Presidência em 2023, assumindo como Presidente em Exercício de agosto à novembro – o mais alto cargo da engenharia paulista. Trabalhou em diversos setores da engenharia, desde projetos, obras e consultorias, entre várias, ajudou a construir o sonho da moradia de quase 2 mil famílias. Atualmente continua se dedicando à engenharia, além de estar sempre buscando conhecer novas iniciativas e trabalhar na solução simples de problemas para trazer melhor condição de vida às pessoas. 

Com uma ampla atuação em obras de interiores, projetos de engenharia e otimização de obras civis de habitação, defendo o associativismo e a atuação política como meios de contribuição para a valorização profissional e a fiscalização do exercício legal das profissões como garantia de um mercado justo em oportunidades para os profissionais que se qualificam e dedicam pela segurança da população.