Bia Haddad vence ao lado de Luisa Stefani, após perder no simples na estreia da Billie Jean King Cup 

196
Bia Haddad Maia disputa Billie Jean King Cup 2025 — Foto: Marcelo Leão/Green Filmes

No primeiro dia da competição, brasileiras venceram dupla da República Tcheca. Já no individual, Haddad e Laura Pigossi perderam levando “pneus”


Na busca pela vaga inédita na fase final da Billie Jean King Cup 2025, o Brasil concluiu o primeiro dia com duas derrotas e uma vitória contra a equipe da República Tcheca, que sedia a competição. Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi perderam no simples dos qualifiers. Já nas duplas, Bia e Luisa Stefani superaram as tchecas por 2 sets a 1.

Os compromissos brasileiros na quadra dura indoor em Ostrava começaram com Laura Pigossi, que perdeu por 2 sets a 1 para Marie Bouzkova, de 26 anos, e 58ª do mundo. A medalhista olímpica brasileira só conseguiu pontuar no segundo set, após levar “pneu” no primeiro — a adversária foi responsável pelos primeiros oito games da partida. O jogo terminou em 6/0 e 7/6(3).

Na sequência, Bia Haddad contabilizou a sexta derrota em oito estreias de torneios nesta temporada, sendo o sétimo revés seguido. Contra Linda Noskova, 20 anos, que ocupa a posição 33 no ranking da WTA, a brasileira — atual número 17 do mundo — até jogou de forma mais equilibrada no primeiro set, que terminou em 4/6, situação diferente do segundo, em que levou “pneu” 0/6.

No último jogo do dia, Haddad se juntou a Luisa Stefani no confronto contra Linda Noskova e Tereza Valentova, de 18 anos. Desta vez, o resultado foi diferente para o Brasil. A dupla brasileira venceu por 6/4 e 7/6(4). No retrospecto geral do dia, as brasileiras perderam por 1 a 2 para a República Tcheca, que tem 11 títulos do torneio, sendo o segundo país com mais conquistas. 

Brasil joga nesta sexta contra Espanha 

A participação da equipe brasileira na maior competição entre países do tênis feminino segue nesta sexta-feira, a partir das 10h, contra o time espanhol. Com o resultado desta quinta, o Brasil somou um ponto e, se triunfar contra a Espanha, aumenta as chances de avançar para a próxima etapa. No sábado, também a partir das 10h, será a vez do confronto entre espanholas e tchecas. 

Neste ano, a Billie Jean King Cup registrou recorde de países — 146. Os qualifiers são disputados em seis grupos, com três equipes cada — Brasil, República Tcheca e Espanha compõem o grupo B. A melhor colocada de cada grupo avança para o Final 8, em Shenzhen, na China. No país asiático, essas equipes se juntam à atual campeã, Itália, e ao país anfitrião, já classificados, para a disputa das finais, em novembro. Este formato é novidade desta edição e, segundo os organizadores, tem o objetivo de se aproximar da Copa Davis. 

*Com informações do ge