Baú de Votu vai virar livro

302
Baú de Votu vai virar livro - Foto: Reprodução

O programa já no ar há quase dois anos na TV Unifev, trazendo entrevistas com pessoas que fazem parte de famílias que chegaram no início da fundação da cidade ou que, mesmo vindo pouco depois, fizeram parte do desenvolvimento de Votuporanga.


Depois do grande sucesso do programa Baú de Votu, exibido semanalmente na TV Unifev e comandado pelo jornalista José Carlos Pontes, ele vai se transformar em um livro. O programa já no ar há quase dois anos e sempre trazendo entrevistas com pessoas que fazem parte de famílias que chegaram no início da fundação da cidade ou que, mesmo vindo pouco depois, fizeram parte do desenvolvimento da cidade.

A importância deste programa é que estão ficando registrados para sempre detalhes do crescimento da cidade desde a sua fundação. Até agora todas as publicações sobre a história de Votuporanga tratam do lado formal, dando nomes das principais pessoas que aqui vieram, mas sem detalhar de onde vieram, quando chegaram e o que fizeram assim que aportaram por estas terras. Além disso, muitas famílias que foram importantes não tiveram seus nomes registrados nas publicações.

O livro Baú de Votu – A História das Famílias que Participaram do Desenvolvimento da Cidade, de 208 páginas, tem duas frentes; sendo a primeira, ocupando duas páginas de cada um dos quase 100 entrevistados, onde é narrada a origem das famílias e qual trabalho fizeram quando aqui chegaram.

Como seria impossível resumir nas páginas os cerca de 50 minutos de cada entrevista, no final de cada depoimento haverá um QR Code que o leitor poderá, com o seu celular, acessar a entrevista que está no Youtube. Assim todas as entrevistas ficarão armazenadas e o livro servirá como um arquivo de todas as entrevistas.

Com este livro o leitor terá toda a história de Votuporanga narrada em vários aspectos por moradores antigos, formando assim um mosaico que se transformará na história contada por nós, Votuporanguenses.

A previsão de lançamento do livro é final de abril até a primeira quinzena de maio.