‘Barão do Ecstasy’ é preso, mais uma vez, em Rio Preto 

474
Israel Domingues de Oliveira foi preso em São José do Rio Preto/SP — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Prisão foi feita pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (11); Israel Domingues de Oliveira tem 71 anos e havia sido preso em setembro do ano passado, mas solto posteriormente.


Conhecido no narcotráfico internacional, Israel Domingues de Oliveira, de 71 anos, o ‘Barão do Ecstasy’, foi preso na tarde desta quinta-feira (11.jul), em sua casa no bairro João Paulo II, em São José do Rio Preto/SP. O mandado de prisão cumprido é referente a condenação de 18 anos de prisão por crimes cometidos por ele no passado, como por exemplo: associação ao tráfico de drogas e porte de armas.

O caso que levou a esta pena em específico iniciou-se em 2005, quando Oliveira foi preso pela Polícia Civil, com 18,4 mil comprimidos de ecstasy em uma casa em São Vicente, no litoral de São Paulo. Em 2010, foi condenado a 12 anos de prisão por tráfico internacional de drogas com outras 20 pessoas. Nos anos 2000, ele liderava um esquema que enviava cocaína da América do Sul para a Europa e trazia ecstasy da Holanda para o Brasil.

O traficante tem diversas passagens pela polícia. Em 2023 foi preso após ter sido condenado, em 2017, a 11 anos e 8 meses de reclusão por crime contra a ordem tributária, por ocultar bens e valores provenientes do tráfico de drogas. No entanto, ele foi solto em seguida. 

Para a polícia, Oliveira é considerado um criminoso perigoso. Em Rio Preto, sua quadrilha foi desmantelada pela Divisão Especializada Sobre Entorpecentes (DISE).